ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES DE ROBÓTICA: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95561 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1207 "inscrito_id" => 26 "titulo" => "ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES DE ROBÓTICA: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Mudanças significativas no contexto social têm sido provocadas pelo avanço das tecnologias, uma das áreas afetadas é a educação:\u{A0}por exemplo,\u{A0}a inserção da robótica no processo de ensino tem se mostrado cada vez mais eficiente como\u{A0}uma ferramenta capaz de auxiliar\u{A0}a aprendizagem dos estudantes, despertando a curiosidade, criatividade e\u{A0}promovendo a iniciativa pesquisadora nos discentes.\u{A0}Entretanto, além da necessidade de um material específico\u{A0}para essa\u{A0}prática, poucas escolas oferecem esse tipo de oportunidade aos alunos\u{A0}por\u{A0}se tratar de um componente que não\u{A0}está na BNCC.\u{A0}Esse artigo\u{A0}visa\u{A0}analisar a importância da oferta de projetos\u{A0}extra-curriculares, tomando como exemplo a robótica educacional, usada como ferramenta potencializadora no processo de ensino, no Instituto Federal de Pernambuco Campus Afogados da Ingazeira. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo quali-quantitativa, com levantamento de dados através da aplicação de questionário com alunos. O Instituto federal, campo de pesquisa, oferece educação em tempo semi-integral e atende estudantes do ensino integrado e superior, possui um laboratório maker onde são desenvolvidas as atividades ligadas à robótica e a iniciações tecno-científicas. \u{A0}Durante a experiência observou-se que a estrutura e os equipamentos de robótica do instituto são bons,\u{A0}impactando positivamente no processo. No entanto, esses recursos são limitados no quesito quantidade e não\u{A0}são\u{A0}suficientes para atender todo o campus. Por isso, os alunos precisam passar por um processo seletivo para fazer parte do grupo de robótica. Os resultados apontam para a importância de ampliar o acesso a atividades\u{A0}extra-curriculares\u{A0}para\u{A0}potencializar o\u{A0}aprendizado, considerando a participação, o interesse nas atividades desenvolvidas, além da produção dos estudantes durante o período de aulas,\u{A0}como benefícios apontados, destaca-se\u{A0}a notável melhora na criatividade e o desenvolvimento de pesquisas promovidas\u{A0}pela prática da robótica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID26_TB1207_10122023150808.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO HENRIQUE BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thbs2@discente.ifpe.edu.b" "autor_ies" => "IFPE - CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95561 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1207 "inscrito_id" => 26 "titulo" => "ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES DE ROBÓTICA: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Mudanças significativas no contexto social têm sido provocadas pelo avanço das tecnologias, uma das áreas afetadas é a educação:\u{A0}por exemplo,\u{A0}a inserção da robótica no processo de ensino tem se mostrado cada vez mais eficiente como\u{A0}uma ferramenta capaz de auxiliar\u{A0}a aprendizagem dos estudantes, despertando a curiosidade, criatividade e\u{A0}promovendo a iniciativa pesquisadora nos discentes.\u{A0}Entretanto, além da necessidade de um material específico\u{A0}para essa\u{A0}prática, poucas escolas oferecem esse tipo de oportunidade aos alunos\u{A0}por\u{A0}se tratar de um componente que não\u{A0}está na BNCC.\u{A0}Esse artigo\u{A0}visa\u{A0}analisar a importância da oferta de projetos\u{A0}extra-curriculares, tomando como exemplo a robótica educacional, usada como ferramenta potencializadora no processo de ensino, no Instituto Federal de Pernambuco Campus Afogados da Ingazeira. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo quali-quantitativa, com levantamento de dados através da aplicação de questionário com alunos. O Instituto federal, campo de pesquisa, oferece educação em tempo semi-integral e atende estudantes do ensino integrado e superior, possui um laboratório maker onde são desenvolvidas as atividades ligadas à robótica e a iniciações tecno-científicas. \u{A0}Durante a experiência observou-se que a estrutura e os equipamentos de robótica do instituto são bons,\u{A0}impactando positivamente no processo. No entanto, esses recursos são limitados no quesito quantidade e não\u{A0}são\u{A0}suficientes para atender todo o campus. Por isso, os alunos precisam passar por um processo seletivo para fazer parte do grupo de robótica. Os resultados apontam para a importância de ampliar o acesso a atividades\u{A0}extra-curriculares\u{A0}para\u{A0}potencializar o\u{A0}aprendizado, considerando a participação, o interesse nas atividades desenvolvidas, além da produção dos estudantes durante o período de aulas,\u{A0}como benefícios apontados, destaca-se\u{A0}a notável melhora na criatividade e o desenvolvimento de pesquisas promovidas\u{A0}pela prática da robótica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID26_TB1207_10122023150808.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO HENRIQUE BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thbs2@discente.ifpe.edu.b" "autor_ies" => "IFPE - CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }