JORNALISMO CIENTÍFICO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98702 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5347 "inscrito_id" => 20677 "titulo" => "JORNALISMO CIENTÍFICO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "resumo" => "Como profissionais de comunicação pública, jornalistas que atuam em universidades e institutos federais têm como uma de suas missões o compartilhamento de conhecimentos científicos e tecnológicos, aproximando os pesquisadores da sociedade. Autores como Wilson Bueno, Fabíola de Oliveira, Cristiane Porto e Luiza Massarani apontam a importância da popularização da ciência para democratização do acesso a pesquisas realizadas em instituições de ensino. No entanto, a divulgação científica tem ocupado um papel secundário, quase inexistente, na maioria das universidades e dos institutos federais, conforme levantamento bibliográfico sobre o tema. Na contramão desse cenário, a Universidade Federal do Ceará (UFC) criou, em 2017, uma agência de notícias que funciona como um canal de divulgação da produção científica e tecnológica, voltado para a imprensa e a sociedade em geral. Neste artigo, analisamos como tem sido essa experiência de jornalismo científico a partir de pesquisa documental e de análise de conteúdo das notícias publicadas na agência, no período de janeiro a maio de 2023. Como principais resultados, apontamos que a linguagem utilizada é acessível para o público leigo, não especialista, com potencial de alcançar leitores não habituais de ciência. O uso de recursos multimídia (textos, fotos, vídeos e áudios) também pode facilitar o aproveitamento dos materiais de divulgação pela imprensa, ampliando o alcance das informações. Boas práticas de divulgação no ambiente digital como essa podem contribuir para o desenvolvimento da cultura da pesquisa científica e da inovação tecnológica em instituições de ensino, estimulando o envolvimento de professores e estudantes com pesquisas, contribuindo para uma formação integral dos sujeitos na educação superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20677_TB5347_02102023134559.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO DE OLIVEIRA BRAGA" "autor_nome_curto" => "TIAGO BRAGA" "autor_email" => "tiago.braga@ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98702 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5347 "inscrito_id" => 20677 "titulo" => "JORNALISMO CIENTÍFICO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "resumo" => "Como profissionais de comunicação pública, jornalistas que atuam em universidades e institutos federais têm como uma de suas missões o compartilhamento de conhecimentos científicos e tecnológicos, aproximando os pesquisadores da sociedade. Autores como Wilson Bueno, Fabíola de Oliveira, Cristiane Porto e Luiza Massarani apontam a importância da popularização da ciência para democratização do acesso a pesquisas realizadas em instituições de ensino. No entanto, a divulgação científica tem ocupado um papel secundário, quase inexistente, na maioria das universidades e dos institutos federais, conforme levantamento bibliográfico sobre o tema. Na contramão desse cenário, a Universidade Federal do Ceará (UFC) criou, em 2017, uma agência de notícias que funciona como um canal de divulgação da produção científica e tecnológica, voltado para a imprensa e a sociedade em geral. Neste artigo, analisamos como tem sido essa experiência de jornalismo científico a partir de pesquisa documental e de análise de conteúdo das notícias publicadas na agência, no período de janeiro a maio de 2023. Como principais resultados, apontamos que a linguagem utilizada é acessível para o público leigo, não especialista, com potencial de alcançar leitores não habituais de ciência. O uso de recursos multimídia (textos, fotos, vídeos e áudios) também pode facilitar o aproveitamento dos materiais de divulgação pela imprensa, ampliando o alcance das informações. Boas práticas de divulgação no ambiente digital como essa podem contribuir para o desenvolvimento da cultura da pesquisa científica e da inovação tecnológica em instituições de ensino, estimulando o envolvimento de professores e estudantes com pesquisas, contribuindo para uma formação integral dos sujeitos na educação superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20677_TB5347_02102023134559.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO DE OLIVEIRA BRAGA" "autor_nome_curto" => "TIAGO BRAGA" "autor_email" => "tiago.braga@ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }