A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O PANORAMA EM UM CEMEI NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE – MG
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97346 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3585 "inscrito_id" => 17141 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O PANORAMA EM UM CEMEI NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE – MG" "resumo" => "Este artigo apresenta o panorama sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em uma escola de educação infantil da Região Metropolitana de Belo Horizonte – MG (RMBH). A pergunta que iniciou esta pesquisa foi: como os professores do estabelecimento de ensino Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) de uma cidade que compõem a RMBH estão utilizando as TDICs nas suas práticas pedagógicas? O uso massivo de tecnologias no ensino após a pandemia de SARS-COV 2 resultou em publicações e modificações de leis e também na mudança de práticas pedagógicas. Esse acontecimento provocou alterações no processo de ensino-aprendizagem do CEMEI investigado, dessa forma, este artigo evidencia alguns aspectos da utilização das TDICs de acordo com os relatos dos professores envolvidos no processo. A coleta de dados desta investigação foi feita a partir de um estudo de caso no CEMEI, onde foi possível fazer observações sem interferência e captar relatos de professores sobre as práticas pedagógicas que ocorrem no estabelecimento. O Objetivo geral desta pesquisa foi analisar como os professores do CEMEI estão utilizando as TDICs nas suas práticas docentes. A investigação em campo apontou como as ferramentas tecnológicas podem modificar práticas de ensino e tornar o ambiente escolar mais estimulante e prazeroso para a criança. A utilização das TDICs na Educação infantil pode gerar mais entusiasmo e participação mais ativa por parte do discentes, contudo, para que os resultados sejam mais efetivos é fundamental a disponibilização de recursos tecnológicos e de pessoas capacitadas para orientações e suporte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17141_TB3585_12072023082959.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DE SOUSA VELOSO" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "eduardo.veloso2@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97346 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3585 "inscrito_id" => 17141 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O PANORAMA EM UM CEMEI NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE – MG" "resumo" => "Este artigo apresenta o panorama sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em uma escola de educação infantil da Região Metropolitana de Belo Horizonte – MG (RMBH). A pergunta que iniciou esta pesquisa foi: como os professores do estabelecimento de ensino Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) de uma cidade que compõem a RMBH estão utilizando as TDICs nas suas práticas pedagógicas? O uso massivo de tecnologias no ensino após a pandemia de SARS-COV 2 resultou em publicações e modificações de leis e também na mudança de práticas pedagógicas. Esse acontecimento provocou alterações no processo de ensino-aprendizagem do CEMEI investigado, dessa forma, este artigo evidencia alguns aspectos da utilização das TDICs de acordo com os relatos dos professores envolvidos no processo. A coleta de dados desta investigação foi feita a partir de um estudo de caso no CEMEI, onde foi possível fazer observações sem interferência e captar relatos de professores sobre as práticas pedagógicas que ocorrem no estabelecimento. O Objetivo geral desta pesquisa foi analisar como os professores do CEMEI estão utilizando as TDICs nas suas práticas docentes. A investigação em campo apontou como as ferramentas tecnológicas podem modificar práticas de ensino e tornar o ambiente escolar mais estimulante e prazeroso para a criança. A utilização das TDICs na Educação infantil pode gerar mais entusiasmo e participação mais ativa por parte do discentes, contudo, para que os resultados sejam mais efetivos é fundamental a disponibilização de recursos tecnológicos e de pessoas capacitadas para orientações e suporte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17141_TB3585_12072023082959.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DE SOUSA VELOSO" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "eduardo.veloso2@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }