VIVEMOS EM UM MUNDO INTEGRADO? UMA EXPERIÊNCIA COM HISTÓRIA GLOBAL E EDUCAÇÃO HISTÓRICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95566 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1212 "inscrito_id" => 1383 "titulo" => "VIVEMOS EM UM MUNDO INTEGRADO? UMA EXPERIÊNCIA COM HISTÓRIA GLOBAL E EDUCAÇÃO HISTÓRICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados parciais da pesquisa e ensino em desenvolvimento intitulada “História Global e Educação Histórica: novas possibilidades metodológicas para o ensino de história”, desenvolvida no Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) desde meados de 2022. Buscou-se promover um diálogo entre o campo da Educação Histórica, preocupado com a forma como os estudantes aprendem e atribuem sentido ao tempo e à história, e a abordagem da História Global, que busca superar o nacionalismo metodológico característico das abordagens tradicionais da História ao privilegiar as ideias de “conexão” e “integração global”. Através da metodologia da pesquisação, construímos um planejamento pedagógico anual baseado nesse encontro, colocando-o em prática com turmas do 8º ano do ensino fundamental. Além do debate teórico-metodológico envolvendo a educação histórica e a história global, recorremos à produção historiográfica recente ligada não apenas à abordagem da história global, mas também à perspectiva decolonial, que contribuiu grandemente para o desenvolvimento de uma abordagem pedagógica que superasse perspectivas difusionistas a partir do Norte Global. Através do acompanhamento das narrativas produzidas pelos estudantes em sala de aula e em suas produções, procuramos observar de que forma sua aprendizagem histórica expressava elementos promovidos pela abordagem da história global, tais como: uma superação do eurocentrismo e do referencial nacionalista para a história e uma concepção da integração global (ainda que desigual) de diferentes regiões do mundo no período da modernidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65e09d12a3280_29022024120450.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-02-29 12:04:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA ARAÚJO MACHADO" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA" "autor_email" => "araujombarbara@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95566 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1212 "inscrito_id" => 1383 "titulo" => "VIVEMOS EM UM MUNDO INTEGRADO? UMA EXPERIÊNCIA COM HISTÓRIA GLOBAL E EDUCAÇÃO HISTÓRICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados parciais da pesquisa e ensino em desenvolvimento intitulada “História Global e Educação Histórica: novas possibilidades metodológicas para o ensino de história”, desenvolvida no Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) desde meados de 2022. Buscou-se promover um diálogo entre o campo da Educação Histórica, preocupado com a forma como os estudantes aprendem e atribuem sentido ao tempo e à história, e a abordagem da História Global, que busca superar o nacionalismo metodológico característico das abordagens tradicionais da História ao privilegiar as ideias de “conexão” e “integração global”. Através da metodologia da pesquisação, construímos um planejamento pedagógico anual baseado nesse encontro, colocando-o em prática com turmas do 8º ano do ensino fundamental. Além do debate teórico-metodológico envolvendo a educação histórica e a história global, recorremos à produção historiográfica recente ligada não apenas à abordagem da história global, mas também à perspectiva decolonial, que contribuiu grandemente para o desenvolvimento de uma abordagem pedagógica que superasse perspectivas difusionistas a partir do Norte Global. Através do acompanhamento das narrativas produzidas pelos estudantes em sala de aula e em suas produções, procuramos observar de que forma sua aprendizagem histórica expressava elementos promovidos pela abordagem da história global, tais como: uma superação do eurocentrismo e do referencial nacionalista para a história e uma concepção da integração global (ainda que desigual) de diferentes regiões do mundo no período da modernidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65e09d12a3280_29022024120450.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-02-29 12:04:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA ARAÚJO MACHADO" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA" "autor_email" => "araujombarbara@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }