ENSINO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO A PARTIR DE CATÁLOGO DIGITAL DE PRODUTOS EDUCACIONAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98366 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4923 "inscrito_id" => 13627 "titulo" => "ENSINO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO A PARTIR DE CATÁLOGO DIGITAL DE PRODUTOS EDUCACIONAIS" "resumo" => "Os campos de conhecimento da Evolução e da Genética são considerados áreas estruturantes dentro das Ciências Biológicas, por isso essas áreas de conhecimento possuem grande relevância para a alfabetização científica e a formação cidadã crítica. Apesar disso, estudos apontam que seu ensino nas escolas ainda não é satisfatório, sendo vistos como temas complexos e polêmicos de serem trabalhados em sala de aula. Diante da importância de promover o aprendizado dessas temáticas de forma mais significativa e motivadora, este trabalho tem como objetivo analisar e divulgar as propostas de ensino presentes no “Catálogo Digital de Produtos Educacionais sobre Genética e Evolução", disponível no repositório digital da "Coleção Ensino de Ciências na Escola". A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na qual foram adotadas análise documental e de conteúdo para a realização da análise descritiva do catálogo digital escolhido. Foram consideradas quatro categorias para a fase de análise de interpretação referencial dos produtos educacionais (PE) que constituem o catálogo, sendo elas: recurso didático-metodológico, conteúdo curricular, interdisciplinaridade e abordagem inclusiva. Como resultados, foram analisados 43 PE, os quais desenvolveram e/ou utilizaram uma diversidade de recursos didático-metodológico como proposta de ensino. A Sequência Didática foi a proposta metodológica mais frequente, ocorrendo em 16 produtos, ela compreende uma metodologia com atividades organizadas em etapas/módulos que se articulam entre si. Em relação ao conteúdo curricular verificamos que 27 PE desenvolveram assuntos relacionados a Genética e 16 PE envolveram assuntos de Evolução. Identificamos ainda que apenas 5 PE são interdisciplinares e somente 1 possui uma abordagem inclusiva. A partir da análise do catálogo foi possível observar a riqueza de ferramentas metodológicas e recursos que podem facilitar a abordagem dos conteúdos de Genética e Evolução, assim consideramos que o mesmo pode ser um importante aliado no planejamento para um ensino mais inovador e significativo nessas áreas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13627_TB4923_20112023145312.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA ALVES SALES" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabrielasalesbio@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98366 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4923 "inscrito_id" => 13627 "titulo" => "ENSINO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO A PARTIR DE CATÁLOGO DIGITAL DE PRODUTOS EDUCACIONAIS" "resumo" => "Os campos de conhecimento da Evolução e da Genética são considerados áreas estruturantes dentro das Ciências Biológicas, por isso essas áreas de conhecimento possuem grande relevância para a alfabetização científica e a formação cidadã crítica. Apesar disso, estudos apontam que seu ensino nas escolas ainda não é satisfatório, sendo vistos como temas complexos e polêmicos de serem trabalhados em sala de aula. Diante da importância de promover o aprendizado dessas temáticas de forma mais significativa e motivadora, este trabalho tem como objetivo analisar e divulgar as propostas de ensino presentes no “Catálogo Digital de Produtos Educacionais sobre Genética e Evolução", disponível no repositório digital da "Coleção Ensino de Ciências na Escola". A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na qual foram adotadas análise documental e de conteúdo para a realização da análise descritiva do catálogo digital escolhido. Foram consideradas quatro categorias para a fase de análise de interpretação referencial dos produtos educacionais (PE) que constituem o catálogo, sendo elas: recurso didático-metodológico, conteúdo curricular, interdisciplinaridade e abordagem inclusiva. Como resultados, foram analisados 43 PE, os quais desenvolveram e/ou utilizaram uma diversidade de recursos didático-metodológico como proposta de ensino. A Sequência Didática foi a proposta metodológica mais frequente, ocorrendo em 16 produtos, ela compreende uma metodologia com atividades organizadas em etapas/módulos que se articulam entre si. Em relação ao conteúdo curricular verificamos que 27 PE desenvolveram assuntos relacionados a Genética e 16 PE envolveram assuntos de Evolução. Identificamos ainda que apenas 5 PE são interdisciplinares e somente 1 possui uma abordagem inclusiva. A partir da análise do catálogo foi possível observar a riqueza de ferramentas metodológicas e recursos que podem facilitar a abordagem dos conteúdos de Genética e Evolução, assim consideramos que o mesmo pode ser um importante aliado no planejamento para um ensino mais inovador e significativo nessas áreas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13627_TB4923_20112023145312.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA ALVES SALES" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabrielasalesbio@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }