PIBID-UFCG E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO BIOLOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95606 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1268 "inscrito_id" => 4950 "titulo" => "PIBID-UFCG E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO BIOLOGIA" "resumo" => "Os programas institucionais de formação docente representam os esforços nacionais, tanto financeiros, quanto educacionais, de incentivar e preparar os profissionais para atuação em sala de aula. Neste trabalho, expõem-se de forma descritiva e qualitativa as vivências e a relevância desses subprojetos, uma vez que aprofundam a visão para a formação inicial, a carreira docente, mercado de trabalho, ética profissional, pesquisa e produção científica, e diversificação, contextualização e dinamicidade do ensino de biologia para os futuros professores. As produções didático-pedagógicas e científicas remetentes a esses programas, como esta, demonstram a eficiência das habilidades objetificadas, desenvolvidas e alcançadas; além disso, exibem a comunidade interessada no tema o feedback, seja ele positivo ou negativo, sobre as propostas e objetivos dos subprojetos, em que estes são passíveis de reformulação e melhorias, além de incentivar novas inscrições de graduandos e escolas parceiras. Notoriamente, a esfera escolar se empenha na resolução de problemas que comprometem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, e o trabalho docente em sala; nesse sentido, os programas de formação docente, que estão vinculados aos ambientes escolares, exercem funções de reconhecimento e descobrimento prático das atividades do professor, assim como apoio e inovação dentro das relações estabelecidas entres os subprojetos e as escolas, também entre bolsistas e supervisores. As contribuições desse intercâmbio tornaram-se mais evidentes durante a pandemia, quando a nova geração de licenciados, nascida na era digital, usaram as novas tecnologias ativamente como metodologia recorrente nas aulas remotas, colaborando com supervisores, orientadores e instituições. Percebeu-se, frente a esse grande obstáculo, a essencialidade para o melhor investimento na divulgação, no aumento de bolsas e em seus valores, no carecimento de reformas estruturais das escolas, na redução da carga horária de trabalho dos professores e no aumento salarial, e investimentos na formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4950_TB1268_09122023220501.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIELLY DANTAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSIELLY DANTAS" "autor_email" => "josiellydantasbiologia@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95606 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1268 "inscrito_id" => 4950 "titulo" => "PIBID-UFCG E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO BIOLOGIA" "resumo" => "Os programas institucionais de formação docente representam os esforços nacionais, tanto financeiros, quanto educacionais, de incentivar e preparar os profissionais para atuação em sala de aula. Neste trabalho, expõem-se de forma descritiva e qualitativa as vivências e a relevância desses subprojetos, uma vez que aprofundam a visão para a formação inicial, a carreira docente, mercado de trabalho, ética profissional, pesquisa e produção científica, e diversificação, contextualização e dinamicidade do ensino de biologia para os futuros professores. As produções didático-pedagógicas e científicas remetentes a esses programas, como esta, demonstram a eficiência das habilidades objetificadas, desenvolvidas e alcançadas; além disso, exibem a comunidade interessada no tema o feedback, seja ele positivo ou negativo, sobre as propostas e objetivos dos subprojetos, em que estes são passíveis de reformulação e melhorias, além de incentivar novas inscrições de graduandos e escolas parceiras. Notoriamente, a esfera escolar se empenha na resolução de problemas que comprometem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, e o trabalho docente em sala; nesse sentido, os programas de formação docente, que estão vinculados aos ambientes escolares, exercem funções de reconhecimento e descobrimento prático das atividades do professor, assim como apoio e inovação dentro das relações estabelecidas entres os subprojetos e as escolas, também entre bolsistas e supervisores. As contribuições desse intercâmbio tornaram-se mais evidentes durante a pandemia, quando a nova geração de licenciados, nascida na era digital, usaram as novas tecnologias ativamente como metodologia recorrente nas aulas remotas, colaborando com supervisores, orientadores e instituições. Percebeu-se, frente a esse grande obstáculo, a essencialidade para o melhor investimento na divulgação, no aumento de bolsas e em seus valores, no carecimento de reformas estruturais das escolas, na redução da carga horária de trabalho dos professores e no aumento salarial, e investimentos na formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4950_TB1268_09122023220501.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIELLY DANTAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSIELLY DANTAS" "autor_email" => "josiellydantasbiologia@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }