RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS DOS APOIOS PEDAGÓGICOS AO ACOMPANHAREM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95641 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1310 "inscrito_id" => 1561 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS DOS APOIOS PEDAGÓGICOS AO ACOMPANHAREM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES" "resumo" => "A inclusão de crianças com deficiência e com transtornos do espectro autista (TEA) na sala de aula regular é desafiadora em vários cenários educacionais por todo o globo, porém não deve ser vista como um desafio inalcançável. Este texto foi construído pela iniciativa dos apoios pedagógicos da Escola Municipal Divina Providência em Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco em comunicar suas vivencias ao acompanharem estudantes com TEA na escola e sala de aula regular. O Relato de Experiência está estruturado com etapas diferenciadas sobre os dois discentes, garantindo a individualidade dos fatos em relação a cada estudante. A primeira criança que frequentava o infantil 5 “B”, no turno da tarde e apresentava dificuldades em relação as atividades de sala e em sua praxia fina levando os apoios junto com a professora regente a se utilizarem de negociações, entre atividades e brinquedos para estimular o estudante a participar das atividades, também o brincar com massinhas de modelagem, para que fortalece o tônus da mão do discente e facilitando a participação na execução delas. O segundo estudante frequentava o 2° ano “B”, no turno da manhã e tinha dificuldades em socializar com o ambiente escolar e de interagir com os colegas de turma, primeiramente, foi feito uma exploração no ambiente escolar, esta dinâmica teve a duração em torno de quatro meses, para que o estudante se habituasse na escola, já em sala a socialização com os colegas era trabalhada usando seus reforçadores e trazendo um coleguinha para ele fazer contato visual explicando quem estava em sua frente, com esta mediação acontecendo constantemente, tivemos resultados excelentes, pois começou interagir a seu modo com a sala e colegas. É notório o impacto que as estratégias que os apoios tiveram junto com a professora regente no processo de inclusão dos discentes com TEA no âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1561_TB1310_21102023154745.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FILIPE LOURENÇO NOGUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FILIPE" "autor_email" => "nougueira2001@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE NOVOS HORIZONTES (NOVOS HORIZONTES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95641 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1310 "inscrito_id" => 1561 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS DOS APOIOS PEDAGÓGICOS AO ACOMPANHAREM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES" "resumo" => "A inclusão de crianças com deficiência e com transtornos do espectro autista (TEA) na sala de aula regular é desafiadora em vários cenários educacionais por todo o globo, porém não deve ser vista como um desafio inalcançável. Este texto foi construído pela iniciativa dos apoios pedagógicos da Escola Municipal Divina Providência em Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco em comunicar suas vivencias ao acompanharem estudantes com TEA na escola e sala de aula regular. O Relato de Experiência está estruturado com etapas diferenciadas sobre os dois discentes, garantindo a individualidade dos fatos em relação a cada estudante. A primeira criança que frequentava o infantil 5 “B”, no turno da tarde e apresentava dificuldades em relação as atividades de sala e em sua praxia fina levando os apoios junto com a professora regente a se utilizarem de negociações, entre atividades e brinquedos para estimular o estudante a participar das atividades, também o brincar com massinhas de modelagem, para que fortalece o tônus da mão do discente e facilitando a participação na execução delas. O segundo estudante frequentava o 2° ano “B”, no turno da manhã e tinha dificuldades em socializar com o ambiente escolar e de interagir com os colegas de turma, primeiramente, foi feito uma exploração no ambiente escolar, esta dinâmica teve a duração em torno de quatro meses, para que o estudante se habituasse na escola, já em sala a socialização com os colegas era trabalhada usando seus reforçadores e trazendo um coleguinha para ele fazer contato visual explicando quem estava em sua frente, com esta mediação acontecendo constantemente, tivemos resultados excelentes, pois começou interagir a seu modo com a sala e colegas. É notório o impacto que as estratégias que os apoios tiveram junto com a professora regente no processo de inclusão dos discentes com TEA no âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1561_TB1310_21102023154745.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FILIPE LOURENÇO NOGUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FILIPE" "autor_email" => "nougueira2001@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE NOVOS HORIZONTES (NOVOS HORIZONTES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }