POESIA DE CORDEL EM SALA: O FEMININO EM FOCO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95675 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1358 "inscrito_id" => 12449 "titulo" => "POESIA DE CORDEL EM SALA: O FEMININO EM FOCO" "resumo" => "A leitura literária de cordéis de autoria feminina ainda é incipiente no ambiente escolar, como consequência os estudantes apresentam pouco conhecimento deste gênero literário como produto de feitura feminina. Assim, o objetivo deste trabalho está em oportunizar a leitura do texto poético para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública com vista a formação de um leitor literário capaz de reconhecer o valor estético, literário, social e humano do cordel feminino. Para isto, propusemos a leitura de cordéis que tenham a mulher como tema e autoria, como a obra Heroínas negras em 15 cordéis (2020), da escritora Jarid Arraes, uma coletânea de cordéis que retratam a trajetória de vida e luta de mulheres negras que inspiram reflexão na atualidade. Para isso, adotaremos a metodologia o método recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1988). As ações serão pautadas em pressupostos teóricos que discutem a leitura (ORLANDI, 2012; SOLÉ, 2014), a leitura literária e a formação do leitor (COLOMER, 2007; 2003; SOUZA e FEBA, 2011), o letramento literário (COSSON, 2021; SOUZA e COSSON, 2011), a Literatura de Cordel e sua presença na sala de aula (ABREU, 1999; MARINHO E PINHEIRO, 2012; QUEIROZ, 2006; HAURÉLIO, 2013), e a questão feminina (DUARTE 1995; BUTLER, 2003) entre outros. Como resultado, esperamos contribuir para a formação de alunos/ leitores capazes de reconhecerem no texto literário de cordel com autoria feminina um campo propício para ampliar seus horizontes de expectativas e oportunizar a reflexão e o posicionamento sobre seus contextos sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12449_TB1358_07112023201914.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIZ CLAUDIA BALBINO MARTINS" "autor_nome_curto" => "LAIZ" "autor_email" => "laisbalbino72@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95675 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1358 "inscrito_id" => 12449 "titulo" => "POESIA DE CORDEL EM SALA: O FEMININO EM FOCO" "resumo" => "A leitura literária de cordéis de autoria feminina ainda é incipiente no ambiente escolar, como consequência os estudantes apresentam pouco conhecimento deste gênero literário como produto de feitura feminina. Assim, o objetivo deste trabalho está em oportunizar a leitura do texto poético para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública com vista a formação de um leitor literário capaz de reconhecer o valor estético, literário, social e humano do cordel feminino. Para isto, propusemos a leitura de cordéis que tenham a mulher como tema e autoria, como a obra Heroínas negras em 15 cordéis (2020), da escritora Jarid Arraes, uma coletânea de cordéis que retratam a trajetória de vida e luta de mulheres negras que inspiram reflexão na atualidade. Para isso, adotaremos a metodologia o método recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1988). As ações serão pautadas em pressupostos teóricos que discutem a leitura (ORLANDI, 2012; SOLÉ, 2014), a leitura literária e a formação do leitor (COLOMER, 2007; 2003; SOUZA e FEBA, 2011), o letramento literário (COSSON, 2021; SOUZA e COSSON, 2011), a Literatura de Cordel e sua presença na sala de aula (ABREU, 1999; MARINHO E PINHEIRO, 2012; QUEIROZ, 2006; HAURÉLIO, 2013), e a questão feminina (DUARTE 1995; BUTLER, 2003) entre outros. Como resultado, esperamos contribuir para a formação de alunos/ leitores capazes de reconhecerem no texto literário de cordel com autoria feminina um campo propício para ampliar seus horizontes de expectativas e oportunizar a reflexão e o posicionamento sobre seus contextos sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12449_TB1358_07112023201914.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIZ CLAUDIA BALBINO MARTINS" "autor_nome_curto" => "LAIZ" "autor_email" => "laisbalbino72@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }