O processo de ensino e aprendizagem em sala de aula é um desafio tanto para os professores quanto para os alunos, tendo em vista a falta, muitas vezes, de elementos lúdicos e interativos para trabalhar conteúdos no ensino básico. A partir disso, temos como objetivo apresentar um jogo de tabuleiro elaborado por estudantes do curso de Licenciatura plena em Letras - Português, da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, no Centro de Ciências Aplicadas e Educação, que foi motivado a partir das aulas de Morfologia da Língua Portuguesa, intitulado: Mundo mágico dos substantivos e permite aos alunos do Ensino Fundamental II, aprender, de forma lúdica e cooperativa, a classe de palavras: Substantivo, associando e identificando as categorias/classificações dessa classe. Para isso, planejamos atividades antes, durante e pós-jogo, que levam as práticas da argumentação, oralidade, análise linguística e a produção textual. Como aporte teórico, apoiamo-nos nos estudos de Vygotsky (1991), sobre o jogo como elemento de interação no contexto da aprendizagem; Almeida (2009), sobre a Classe de palavras: Substantivo; Nicolau (2018) sobre a ludicidade; a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), sobre o ensino de língua portuguesa, além de outros autores. Com essa proposta, pretendemos contribuir para que a temática dos substantivos seja trabalhada de modo que possa permitir a interação entre aluno e professor, além de uma melhor compreensão e assimilação sobre esse conteúdo de forma lúdica. O designer do jogo foi criado através da plataforma digital Canva e, posteriormente, impresso, recortado e colado, tanto as cartas como o próprio tabuleiro, confeccionado de forma simples e dinâmica. Concluímos, afirmando que esse jogo não tem como finalidade esgotar as perspectivas de interação e aprendizagem sobre o estudo da classe de palavras: Substantivo, mas nortear os professores para novas práticas a partir dessa abordagem.