APOSTILAS INTERATIVAS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE GENÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98786 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5457 "inscrito_id" => 18100 "titulo" => "APOSTILAS INTERATIVAS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE GENÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "No âmbito do ensino superior, os Programas de Monitoria representam uma oportunidade para ampliar a participação do aluno-monitor em sua vida acadêmica, constituindo uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de várias competências pedagógicas. Nesse sentido, além de contribuir para a melhoria do ensino de graduação, ao auxiliar os estudantes a compreender os conteúdos trabalhados em sala de aula, as atividades desenvolvidas proporcionam ao monitor o aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos ministrados, tornando-se também um importante instrumento de estímulo à carreira docente. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências adquiridas durante o Projeto de Monitoria vinculado às disciplinas de Genética da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. A estratégia didática principal adotada foi a criação de apostilas interativas, elaboradas para complementar os conteúdos abordados nos cursos de Ciências Biológicas, Nutrição e Enfermagem. Para a elaboração das apostilas, foi realizado um processo de pesquisa na literatura acadêmica e em livros didáticos de ensino médio e superior. As ilustrações utilizadas foram obtidas de bancos de imagens gratuitos como "Shutterstock", "Pixabay", "Canva" e "Paint 3D". Além disso, as apostilas contavam com QR Codes que direcionavam os estudantes para vídeos na plataforma "Youtube" e jogos no site "WordWall", ambos elaborados pelos próprios monitores. Ao final da produção, todos os materiais foram submetidos a uma revisão minuciosa pelos professores responsáveis pela disciplina antes de serem disponibilizados aos estudantes. A utilização das apostilas gerou resultados positivos, contribuindo para a formação de cerca de 60 estudantes de graduação. A disponibilização deste recurso didático facilitou a compreensão dos diferentes assuntos estudados nas disciplinas de Genética da UFPE, os quais contam com termos considerados de difícil compreensão e necessidade de abstração pelos estudantes. O resultado também foi favorável para os monitores, que puderam ampliar e desenvolver diferentes habilidades didáticas fundamentais para a formação acadêmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18100_TB5457_17112023105007.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA THAYSA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "thaysa.monteiro@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98786 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5457 "inscrito_id" => 18100 "titulo" => "APOSTILAS INTERATIVAS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE GENÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "No âmbito do ensino superior, os Programas de Monitoria representam uma oportunidade para ampliar a participação do aluno-monitor em sua vida acadêmica, constituindo uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de várias competências pedagógicas. Nesse sentido, além de contribuir para a melhoria do ensino de graduação, ao auxiliar os estudantes a compreender os conteúdos trabalhados em sala de aula, as atividades desenvolvidas proporcionam ao monitor o aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos ministrados, tornando-se também um importante instrumento de estímulo à carreira docente. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências adquiridas durante o Projeto de Monitoria vinculado às disciplinas de Genética da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. A estratégia didática principal adotada foi a criação de apostilas interativas, elaboradas para complementar os conteúdos abordados nos cursos de Ciências Biológicas, Nutrição e Enfermagem. Para a elaboração das apostilas, foi realizado um processo de pesquisa na literatura acadêmica e em livros didáticos de ensino médio e superior. As ilustrações utilizadas foram obtidas de bancos de imagens gratuitos como "Shutterstock", "Pixabay", "Canva" e "Paint 3D". Além disso, as apostilas contavam com QR Codes que direcionavam os estudantes para vídeos na plataforma "Youtube" e jogos no site "WordWall", ambos elaborados pelos próprios monitores. Ao final da produção, todos os materiais foram submetidos a uma revisão minuciosa pelos professores responsáveis pela disciplina antes de serem disponibilizados aos estudantes. A utilização das apostilas gerou resultados positivos, contribuindo para a formação de cerca de 60 estudantes de graduação. A disponibilização deste recurso didático facilitou a compreensão dos diferentes assuntos estudados nas disciplinas de Genética da UFPE, os quais contam com termos considerados de difícil compreensão e necessidade de abstração pelos estudantes. O resultado também foi favorável para os monitores, que puderam ampliar e desenvolver diferentes habilidades didáticas fundamentais para a formação acadêmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18100_TB5457_17112023105007.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA THAYSA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "thaysa.monteiro@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }