PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA MATEMÁTICA NA EJA: ANÁLISE DE ATIVIDADES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97631 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3968 "inscrito_id" => 4560 "titulo" => "PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA MATEMÁTICA NA EJA: ANÁLISE DE ATIVIDADES" "resumo" => "As reflexões deste trabalho incidem em analisar propostas de atividades matemáticas que podem ser desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sugeridas por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Semi-Árido - Ufersa. Especificamente, intenciona-se: i) catalogar recursos que auxiliam na aquisição do conhecimento matemático na EJA; ii) Identificar habilidades matemáticas presentes nas propostas pedagógicas sugeridas pelos dos estudantes de graduação. A EJA é uma modalidade de ensino que permite aos estudantes que estão fora da idade escolar e não estão matriculados na escola regular, concluírem seus estudos. A partir dessa especificidade, o currículo e as atividades destinadas a esse pública precisam abordar diferenciais que atinjam a diversidade que a sala de aula da EJA impõe. Assim, procedeu-se a uma investigação de natureza qualitativa e documental, com uma amostra de cinco planos de aula desenvolvidos durante o período 2022.2, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, durante o componente curricular de Educação Matemática e EJA. A análise dos dados evidenciou necessidade de atividades que acessem a subjetividade e as especificidades do conhecimento matemático e de um educador da EJA comprometido com a valorização cultural dos estudantes. A aquisição do conhecimento matemático na EJA aponta para caminhos que garantam o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e culturais. Além disso, demostra a construção de uma sociedade democrática e cada vez mais inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4560_TB3968_12102023193219.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATO Carneiro" "autor_email" => "renatocprof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97631 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3968 "inscrito_id" => 4560 "titulo" => "PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA MATEMÁTICA NA EJA: ANÁLISE DE ATIVIDADES" "resumo" => "As reflexões deste trabalho incidem em analisar propostas de atividades matemáticas que podem ser desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos – EJA – sugeridas por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Semi-Árido - Ufersa. Especificamente, intenciona-se: i) catalogar recursos que auxiliam na aquisição do conhecimento matemático na EJA; ii) Identificar habilidades matemáticas presentes nas propostas pedagógicas sugeridas pelos dos estudantes de graduação. A EJA é uma modalidade de ensino que permite aos estudantes que estão fora da idade escolar e não estão matriculados na escola regular, concluírem seus estudos. A partir dessa especificidade, o currículo e as atividades destinadas a esse pública precisam abordar diferenciais que atinjam a diversidade que a sala de aula da EJA impõe. Assim, procedeu-se a uma investigação de natureza qualitativa e documental, com uma amostra de cinco planos de aula desenvolvidos durante o período 2022.2, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, durante o componente curricular de Educação Matemática e EJA. A análise dos dados evidenciou necessidade de atividades que acessem a subjetividade e as especificidades do conhecimento matemático e de um educador da EJA comprometido com a valorização cultural dos estudantes. A aquisição do conhecimento matemático na EJA aponta para caminhos que garantam o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e culturais. Além disso, demostra a construção de uma sociedade democrática e cada vez mais inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4560_TB3968_12102023193219.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATO Carneiro" "autor_email" => "renatocprof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }