AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL NO ATENDIMENTOS ÀS INFÂNCIAS POPULARES BRASILEIRAS: AS EXPERIÊNCIAS DOS MUNICÍPIOS DE CAMPINAS/SP E DUQUE DE CAXIAS/RJ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95716 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1406 "inscrito_id" => 12444 "titulo" => "AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL NO ATENDIMENTOS ÀS INFÂNCIAS POPULARES BRASILEIRAS: AS EXPERIÊNCIAS DOS MUNICÍPIOS DE CAMPINAS/SP E DUQUE DE CAXIAS/RJ" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo geral investigar as políticas públicas educacionais de Educação Integral e o atendimento às infâncias populares, a partir das experiências implementadas em dois municípios de estados distintos da Região Sudeste brasileira. A saber, Creche Centro de Atendimento à Infância Caxiense (CCAIC), localizada em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense (estado do Rio de Janeiro) e a Escola de Educação Integral “Padre Francisco Silva”, localizada no município de Campinas (estado de São Paulo). Para tanto, o estudo será realizado sob a perspectiva e ferramentas da metodologia dos estudos comparados críticos, destacando as coincidências e as diferenças nos processos de implementação da Educação Integral nesses contextos. Buscar-se-á realizar a análise a partir da reflexão sobre as características das infâncias atendidas para, desse modo, se problematizar as finalidades e objetivos de tais políticas. Este estudo justifica-se pela importância de compreender, acompanhar e refletir as influências das políticas públicas educacionais de Educação Integral nos diferentes estados federativos do Brasil. Ademais, quando se compara os dois casos estudados, questiona-se: quais são as diferenças e semelhanças sociais, políticas, econômicas e geográficas? Considerando as potencialidades e as fragilidades dessas políticas, a Educação Integral, construída nesses diferentes contextos, pode se constituir como uma política que garanta a dignidade humana para as diferentes infâncias populares existentes no território brasileiro? Portanto, destacar-se-á os processos de inclusão social na infância e sua relação com o acesso à educação enquanto direito e princípio de dignidade humana, relacionado à peculiar fase de desenvolvimento, dentre os quais se destacam a aprendizagem, a saúde, a convivência comunitária e a assistência social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12444_TB1406_04102023173139.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA ROVERONI" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "mariana_roveroni@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95716 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1406 "inscrito_id" => 12444 "titulo" => "AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL NO ATENDIMENTOS ÀS INFÂNCIAS POPULARES BRASILEIRAS: AS EXPERIÊNCIAS DOS MUNICÍPIOS DE CAMPINAS/SP E DUQUE DE CAXIAS/RJ" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo geral investigar as políticas públicas educacionais de Educação Integral e o atendimento às infâncias populares, a partir das experiências implementadas em dois municípios de estados distintos da Região Sudeste brasileira. A saber, Creche Centro de Atendimento à Infância Caxiense (CCAIC), localizada em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense (estado do Rio de Janeiro) e a Escola de Educação Integral “Padre Francisco Silva”, localizada no município de Campinas (estado de São Paulo). Para tanto, o estudo será realizado sob a perspectiva e ferramentas da metodologia dos estudos comparados críticos, destacando as coincidências e as diferenças nos processos de implementação da Educação Integral nesses contextos. Buscar-se-á realizar a análise a partir da reflexão sobre as características das infâncias atendidas para, desse modo, se problematizar as finalidades e objetivos de tais políticas. Este estudo justifica-se pela importância de compreender, acompanhar e refletir as influências das políticas públicas educacionais de Educação Integral nos diferentes estados federativos do Brasil. Ademais, quando se compara os dois casos estudados, questiona-se: quais são as diferenças e semelhanças sociais, políticas, econômicas e geográficas? Considerando as potencialidades e as fragilidades dessas políticas, a Educação Integral, construída nesses diferentes contextos, pode se constituir como uma política que garanta a dignidade humana para as diferentes infâncias populares existentes no território brasileiro? Portanto, destacar-se-á os processos de inclusão social na infância e sua relação com o acesso à educação enquanto direito e princípio de dignidade humana, relacionado à peculiar fase de desenvolvimento, dentre os quais se destacam a aprendizagem, a saúde, a convivência comunitária e a assistência social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12444_TB1406_04102023173139.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA ROVERONI" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "mariana_roveroni@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }