FORMAÇÃO CONTINUADA: DA PRÁXIS E CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO À PRÁTICA DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95752 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1454 "inscrito_id" => 6924 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: DA PRÁXIS \u{A0}E CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO À PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O objeto de pesquisa deste artigo é a práxis do coordenador pedagógico e suas contribuições no contexto escolar. O presente artigo tem como finalidade apresentar a experiência da formação continuada para os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza - Ceará. Neste trabalho, relatamos a proposta de formação continuada para o coordenador pedagógico, que tem como objetivo promover e fomentar práticas pedagógicas mediadas a partir das formações continuadas, que foram realizadas presencialmente e complementadas no Espaço de Aprendizagem Virtual. A metodologia aplicada para o levantamento de dados desta pesquisa foi o formulário Google. A formação ocorreu no ano letivo de 2022. As temáticas das formações foram pensadas destacando o papel do coordenador pedagógico como formador e articulador no processo de ensino e de aprendizagem. Durante o período letivo de 2022, foram realizadas dez formações, das quais quatro foram produzidas para serem realizadas pelo coordenador pedagógico no contexto da escola. E nesse cenário foi possível perceber a ação e reflexão sobre a eficácia dos coordenadores pedagógicos na sua prática no cotidiano da escola. A base teórica deste projeto foram autores que dialogam temas sobre a formação continuada dos coordenadores, tais como Domingues (2014), Pinto (2011) e Gaio (2022). Por meio das análises das respostas no formulário Google, foi possível perceber que as temáticas desenvolvidas nas formações foram bastante significativas em dois aspectos: o primeiro aborda a prática pedagógica do coordenador pedagógico, que possibilitou contribuir com a reflexão e (re)conhecimento das atribuições do coordenador no contexto escolar, e o segundo, refere-se à formação em contexto que possibilitou o aprimoramento da prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582ecafe4445_20122023103127.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-20 10:31:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STENILDE AQUINO MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "STENILDE" "autor_email" => "stenilde@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95752 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1454 "inscrito_id" => 6924 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: DA PRÁXIS \u{A0}E CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO À PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O objeto de pesquisa deste artigo é a práxis do coordenador pedagógico e suas contribuições no contexto escolar. O presente artigo tem como finalidade apresentar a experiência da formação continuada para os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza - Ceará. Neste trabalho, relatamos a proposta de formação continuada para o coordenador pedagógico, que tem como objetivo promover e fomentar práticas pedagógicas mediadas a partir das formações continuadas, que foram realizadas presencialmente e complementadas no Espaço de Aprendizagem Virtual. A metodologia aplicada para o levantamento de dados desta pesquisa foi o formulário Google. A formação ocorreu no ano letivo de 2022. As temáticas das formações foram pensadas destacando o papel do coordenador pedagógico como formador e articulador no processo de ensino e de aprendizagem. Durante o período letivo de 2022, foram realizadas dez formações, das quais quatro foram produzidas para serem realizadas pelo coordenador pedagógico no contexto da escola. E nesse cenário foi possível perceber a ação e reflexão sobre a eficácia dos coordenadores pedagógicos na sua prática no cotidiano da escola. A base teórica deste projeto foram autores que dialogam temas sobre a formação continuada dos coordenadores, tais como Domingues (2014), Pinto (2011) e Gaio (2022). Por meio das análises das respostas no formulário Google, foi possível perceber que as temáticas desenvolvidas nas formações foram bastante significativas em dois aspectos: o primeiro aborda a prática pedagógica do coordenador pedagógico, que possibilitou contribuir com a reflexão e (re)conhecimento das atribuições do coordenador no contexto escolar, e o segundo, refere-se à formação em contexto que possibilitou o aprimoramento da prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582ecafe4445_20122023103127.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-20 10:31:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STENILDE AQUINO MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "STENILDE" "autor_email" => "stenilde@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }