A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DE SEMINÁRIOS TEMÁTICOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95767 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1478 "inscrito_id" => 12859 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DE SEMINÁRIOS TEMÁTICOS" "resumo" => "O campo da Didática tem como objeto de estudo o processo de ensino. Dessa forma, os professores têm papel importante na construção social, política e educativa de seus alunos. Para a compreensão das bases do fazer docente é necessário perceber os fundamentos de sua prática, que por vezes são elementos quase invisíveis. Dessa forma, questionamos: como tem se dado a compreensão dos alunos acerca das tendências pedagógicas na disciplina de Didática Geral do curso de pedagogia? O objetivo do presente trabalho é apresentar o resultado do estudo sobre as “tendências pedagógicas” a partir da apresentação dos seminários temáticos em grupos das turmas de Didática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, campus da Universidade Estadual do Ceará, no curso de Licenciatura em Pedagogia, lócus em que realizamos o projeto de monitoria acadêmica. Nesta investigação, tivemos como embasamento teórico as perspectivas apresentadas nos livros “Didática e Docência: aprendendo a profissão” de Farias et al. (2014) e “Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos” de Libâneo (2014), que trazem as principais características e referências sobre os estudos das tendências pedagógicas. Dessa forma, foram organizadas equipes alinhadas as seguintes tendências: Liberais (tradicional, escola nova, tecnicista) e Progressistas (Libertadora, Libertária e Histórico-Crítica/Crítico-social dos conteúdos). Portanto, uma pesquisa bibliográfica, aplicada metodologicamente em seminários de grupos temáticos. Como resultado, identificamos que as tendências liberais e progressistas materializam-se em momentos diferentes na história da educação brasileira, porém, o professor em sala de aula relaciona-se com cada uma delas em diferentes situações pedagógicas durante o ano letivo, na relação professor-aluno, conteúdo-forma e escola-sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12859_TB1478_03102023153557.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ CASIMIRO SILVA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "beatriz.casimiro@aluno.ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95767 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1478 "inscrito_id" => 12859 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DE SEMINÁRIOS TEMÁTICOS" "resumo" => "O campo da Didática tem como objeto de estudo o processo de ensino. Dessa forma, os professores têm papel importante na construção social, política e educativa de seus alunos. Para a compreensão das bases do fazer docente é necessário perceber os fundamentos de sua prática, que por vezes são elementos quase invisíveis. Dessa forma, questionamos: como tem se dado a compreensão dos alunos acerca das tendências pedagógicas na disciplina de Didática Geral do curso de pedagogia? O objetivo do presente trabalho é apresentar o resultado do estudo sobre as “tendências pedagógicas” a partir da apresentação dos seminários temáticos em grupos das turmas de Didática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, campus da Universidade Estadual do Ceará, no curso de Licenciatura em Pedagogia, lócus em que realizamos o projeto de monitoria acadêmica. Nesta investigação, tivemos como embasamento teórico as perspectivas apresentadas nos livros “Didática e Docência: aprendendo a profissão” de Farias et al. (2014) e “Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos” de Libâneo (2014), que trazem as principais características e referências sobre os estudos das tendências pedagógicas. Dessa forma, foram organizadas equipes alinhadas as seguintes tendências: Liberais (tradicional, escola nova, tecnicista) e Progressistas (Libertadora, Libertária e Histórico-Crítica/Crítico-social dos conteúdos). Portanto, uma pesquisa bibliográfica, aplicada metodologicamente em seminários de grupos temáticos. Como resultado, identificamos que as tendências liberais e progressistas materializam-se em momentos diferentes na história da educação brasileira, porém, o professor em sala de aula relaciona-se com cada uma delas em diferentes situações pedagógicas durante o ano letivo, na relação professor-aluno, conteúdo-forma e escola-sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12859_TB1478_03102023153557.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ CASIMIRO SILVA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "beatriz.casimiro@aluno.ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }