MONITORIA DIDÁTICA: INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT - CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95789 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1505 "inscrito_id" => 7837 "titulo" => "MONITORIA DIDÁTICA: INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT - CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA" "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar a monitoria didática como instrumento de formação acadêmica e apresentar os resultados obtidos na seleção do edital n°04/2022 e n°04/2023, no IFMT – campus avançado Tangará da Serra- MT. As monitorias foram ofertadas aos discentes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Manutenção, Suporte e Informática e Recursos Humanos, a partir de edital lançado anualmente. Deste modo, foram selecionados os discentes para o desenvolvimento em práticas pedagógicas que envolveram monitores(as), professores(as) e discentes participantes no desenvolvimento do projeto. A metodologia delineou-se na descrição a partir dos editais referentes aos anos 2022 e 2023, e das atividades desenvolvidas pelos membros executores de monitoria, mais especificamente as experiências didáticas em língua portuguesa. Para a fundamentação teórica considerou-se relevante o embasamento científico e reflexão crítica, realizado com levantamento bibliográfico a respeito da monitoria no âmbito acadêmico, referenciando Sá e Almeida (2019), Matoso (2014) e Matos (2013. Este projeto, além de consistir em um conjunto de atividades que intencionava melhorar o desempenho dos discentes possibilitou aos monitores(as) desenvolverem as habilidades didáticas, técnicas de elaboração de material e de organização para atender as demandas dos seus orientadores(as), com sugestões de ações pedagógicas para tentar suprir as dificuldades dos estudantes, possibilitando, assim a permanência nos cursos em que estavam matriculados. Simultaneamente, a todas as ações descritas, promoveu a relação interpessoal entre monitores, alunos e professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7837_TB1505_08122023071355.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL VIRGILIO RODRIGUES MIRANDA" "autor_nome_curto" => "DANIEL MIRANDA" "autor_email" => "d.miranda@estudante.ifmt." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95789 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1505 "inscrito_id" => 7837 "titulo" => "MONITORIA DIDÁTICA: INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT - CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA" "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar a monitoria didática como instrumento de formação acadêmica e apresentar os resultados obtidos na seleção do edital n°04/2022 e n°04/2023, no IFMT – campus avançado Tangará da Serra- MT. As monitorias foram ofertadas aos discentes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Manutenção, Suporte e Informática e Recursos Humanos, a partir de edital lançado anualmente. Deste modo, foram selecionados os discentes para o desenvolvimento em práticas pedagógicas que envolveram monitores(as), professores(as) e discentes participantes no desenvolvimento do projeto. A metodologia delineou-se na descrição a partir dos editais referentes aos anos 2022 e 2023, e das atividades desenvolvidas pelos membros executores de monitoria, mais especificamente as experiências didáticas em língua portuguesa. Para a fundamentação teórica considerou-se relevante o embasamento científico e reflexão crítica, realizado com levantamento bibliográfico a respeito da monitoria no âmbito acadêmico, referenciando Sá e Almeida (2019), Matoso (2014) e Matos (2013. Este projeto, além de consistir em um conjunto de atividades que intencionava melhorar o desempenho dos discentes possibilitou aos monitores(as) desenvolverem as habilidades didáticas, técnicas de elaboração de material e de organização para atender as demandas dos seus orientadores(as), com sugestões de ações pedagógicas para tentar suprir as dificuldades dos estudantes, possibilitando, assim a permanência nos cursos em que estavam matriculados. Simultaneamente, a todas as ações descritas, promoveu a relação interpessoal entre monitores, alunos e professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7837_TB1505_08122023071355.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL VIRGILIO RODRIGUES MIRANDA" "autor_nome_curto" => "DANIEL MIRANDA" "autor_email" => "d.miranda@estudante.ifmt." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }