Este estudo aborda uma preocupação em torno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito da evasão escolar de educandos, nos quais são classificados como trabalhadores e trabalhadoras por terem contato direto com o mercado de trabalho, e nessa perspectiva, utilizamos o documentário “Contraturno” como reflexão para discussões em torno do abandono escolar nessa modalidade de ensino, tendo a importância do filme como recurso metodológico para o despertar da criticidade e reflexão dos alunos na modalidade. Recorremos ao levantamento bibliográfico de autores como: Barbosa (2017), Freire e Carneiro (2015), autores que discutem a importância do filme como Costa, Montavani (2017), Chiapetti, Freitas (2020), Leal (2011), Messias (2019). Utilizamos a abordagem qualitativa que se preocupa nas ciências sociais com problemas particulares, estes que são da realidade dos seres humanos, Minayo (2001). Desse modo, verificamos que alguma das causas da evasão na EJA decorre da necessidade que o educando tem de trabalhar e, por conseguinte não consegue conciliar com os estudos, o desestimulo, a necessidade de metodologias pedagógicas e a flexibilidade de horários. Desse modo, apontamos que o documentário reflete sobre a importância da EJA, os desafios, as problemáticas envolvendo os jovens na busca por um ensino gratuito e de qualidade, desafios estes caracterizados pela diversidade racial, cultural e conciliar a rotina de trabalho com os estudos, tornando o ensino cansativo, desestimulador e repetitivo. Assim, o filme é um recurso didático que pode ser utilizado em sala de aula, por possibilitar aulas dinamizadas, criativas e que tenham uma proximidade com a realidade dos alunos, como mostra no documentário, boa parte dos jovens nesta modalidade. Portanto, o recurso audiovisual é uma ferramenta que amplia as metodologias e a capacidade de aprendizagem, desenvolvendo o intelecto, assimilação e compreensão dos conteúdos.