TIPIFICAÇÕES DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO: COMPREENSÃO DISCENTE EM SEMINÁRIOS TEMÁTICOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95864 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1596 "inscrito_id" => 11565 "titulo" => "TIPIFICAÇÕES DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO: COMPREENSÃO DISCENTE EM SEMINÁRIOS TEMÁTICOS" "resumo" => "É parte do processo educativo, determinar a qualidade da realidade do processo de ensino e aprendizagem por meio de avaliações. A partir dos resultados obtidos busca comprovar se os estudantes apreenderam o conteúdo, classificá-los por notas, assim como, quem está apto a avançar para o ano escolar seguinte. O objetivo do presente trabalho é apresentar o resultado do estudo sobre as “tipificações da avaliação em educação” a partir da apresentação dos seminários temáticos das turmas de Avaliação Educacional da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, campus da Universidade Estadual do Ceará, no curso de Licenciatura em Pedagogia, lócus em que realizamos o projeto de monitoria acadêmica. Para isso, foi realizado um estudo sistematizado de Freitas et al. (2021) e Luckesi (2018), em seguida, organizado as equipes participantes e a divisão de grupos alinhados as tipificações, a saber: Avaliação Diagnóstica Formativa e Somativa; Avaliação Emancipatória; Avaliação Dialética; Avaliação Mediadora e por fim, Avaliação dialógica. Portanto, uma pesquisa bibliográfica, metodologicamente aplicada em seminários de grupos. Como resultado, compreende-se que a avaliação da aprendizagem se apresenta como um dos níveis do campo da “Avaliação Educacional” (avaliação da aprendizagem em sala de aula, avaliação institucional da escola e avaliação em larga escala em redes de ensino) e concluímos que as tipificações deste campo, consideram diferentes denominações, com base nos momentos da ação; na dimensão do tempo; no uso dos resultados; na filosofia da educação e no sujeito que a pratica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11565_TB1596_10122023225538.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA DANIELLE PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "luiza.danielle@aluno.uece" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95864 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1596 "inscrito_id" => 11565 "titulo" => "TIPIFICAÇÕES DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO: COMPREENSÃO DISCENTE EM SEMINÁRIOS TEMÁTICOS" "resumo" => "É parte do processo educativo, determinar a qualidade da realidade do processo de ensino e aprendizagem por meio de avaliações. A partir dos resultados obtidos busca comprovar se os estudantes apreenderam o conteúdo, classificá-los por notas, assim como, quem está apto a avançar para o ano escolar seguinte. O objetivo do presente trabalho é apresentar o resultado do estudo sobre as “tipificações da avaliação em educação” a partir da apresentação dos seminários temáticos das turmas de Avaliação Educacional da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, campus da Universidade Estadual do Ceará, no curso de Licenciatura em Pedagogia, lócus em que realizamos o projeto de monitoria acadêmica. Para isso, foi realizado um estudo sistematizado de Freitas et al. (2021) e Luckesi (2018), em seguida, organizado as equipes participantes e a divisão de grupos alinhados as tipificações, a saber: Avaliação Diagnóstica Formativa e Somativa; Avaliação Emancipatória; Avaliação Dialética; Avaliação Mediadora e por fim, Avaliação dialógica. Portanto, uma pesquisa bibliográfica, metodologicamente aplicada em seminários de grupos. Como resultado, compreende-se que a avaliação da aprendizagem se apresenta como um dos níveis do campo da “Avaliação Educacional” (avaliação da aprendizagem em sala de aula, avaliação institucional da escola e avaliação em larga escala em redes de ensino) e concluímos que as tipificações deste campo, consideram diferentes denominações, com base nos momentos da ação; na dimensão do tempo; no uso dos resultados; na filosofia da educação e no sujeito que a pratica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11565_TB1596_10122023225538.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA DANIELLE PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "luiza.danielle@aluno.uece" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }