O trabalho analisa documentos da comunidade do Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria (CMEI João e Maria), espaço educativo de criança de até cinco anos de idade, em projeto desenvolvido em parceria com os velhos da Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT), Tecnologia Social tocantinense de atendimento a homens e mulheres que envelheceram. É uma pesquisa documental qualitativa, com análises do Projeto Descasque Mais, Desembale Menos, desenvolvido no ano de 2022, como uma ação transversal de Educação em Saúde. Entre as referências teóricas da análise estão LÜDKE e ANDRÉ (1986); a BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2018); GOUTHRO (2017); OSÓRIO, SILVA NETO e NUNES FILHO (2022); e GADOTTI (2016); além de apontamentos sobre a atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento, do Ministério da Saúde. De modo que, na visão fenomenológica de MERLEAU-PONTY (1996), compartilhamos nos resultados as nossas percepções sobre as principais contribuições de manter as relações dialógicas, por meio de brincadeiras e interações, entre crianças e velhos, em prol de aprendizagens intergeracionais libertadoras que garantam aos sujeitos o aprimoramento de conteúdos que envolvem a importância de ter uma boa saúde bucal, decorrente da diminuição no consumo de produtos industrializados com alto teor de açúcar. E concluímos que as descrições compartilhadas promovem reflexões acerca da Educação Intergeracional, com apontamentos que envolvem a Educação em Saúde, nos espaços da Educação Infantil, úteis àqueles que desejam ampliar seus espaços pedagógicos em prol de práticas educativas dialógicas vivas e pujantes.