GRAFISMO INDÍGENA MARAJOARA: EDUCAÇÃO DECOLONIAL NO ENSINO DAS LINGUAGENS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM BELÉM-PA
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Este artigo tem como objetivo discutir a importância da inclusão do grafismo indígena marajoara no ensino das linguagens para alunos com deficiência visual, a partir da perspectiva da educação decolonial. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura e análise crítica dos estudos encontrados. Sendo selecionados artigos, teses e dissertações que abordavam o ensino do grafismo indígena para alunos e assuntos relacionados. Foram considerados estudos publicados entre 2000 e 2023, em português e inglês. Os artigos foram obtidos em bases de dados como Scopus, Web of Science, Google Acadêmico e SciELO. Nos resultados, foram apresentadas estratégias de ensino do grafismo indígena marajoara para alunos com deficiência visual, como o uso de materiais táteis e tecnologias assistivas, além de discutir como o ensino do grafismo indígena pode estimular a criatividade e a empatia dos alunos, promovendo uma educação mais inclusiva e intercultural. 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