QUÍMICA DO SOLO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97993 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4453 "inscrito_id" => 11317 "titulo" => "QUÍMICA DO SOLO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A disciplina eletiva “Horta na escola: Bio-Química em ação” foi ofertada para 35 alunos do 1º ano e 2º ano do ensino médio, da Escola Centro Estadual Experimental de Ensino-aprendizagem Sesquicentenário em João Pessoa-PB. O ensino da Química do Solo foi apresentado utilizando-se conceitos simples que envolvem Química e Biologia numa abordagem interdisciplinar. Este projeto envolveu a participação de residentes dos cursos de licenciatura em Química e Biologia da Universidade Federal da Paraíba, de março a junho de 2023. Os temas abordados foram: solos - características químicas e biológicas; compostagem - conceitos bioquímicos; estrutura celular vegetal; sementes, tipos de plantio; características das hortaliças, manutenção da horta, envolvendo aulas teóricas, experimentais e de campo. Em uma das atividades foi aplicada a metodologia rotação em 3 estações: 1. jogo - compostagem e solos; 2. experimental - análise do solo e 3. montagem de modelos moleculares. Inicialmente, foi aplicado um questionário para avaliar as concepções prévias dos estudantes sobre os temas e obteve-se o seguinte resultado: 60% dos alunos desconheciam a composição do solo; 49% compreendiam que o solo é importante para o ecossistema terrestre; 63% dos estudantes não faziam associação da Química ao solo; 86% não compreendiam sobre o processo natural da compostagem; 49% dos participantes entendiam a importância do tipo de solo para agricultura. Ao final da disciplina, mais de 90% dos estudantes acertaram estas mesmas questões, atribuíram nota 10 a esta eletiva e demonstraram que pretendem continuar no segundo semestre. Os estudantes participaram ativamente de todas atividades e relataram que as aulas experimentais foram importantes para o aprendizado e que se sentiam motivados a cultivar as hortaliças e ter contato com a natureza." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11317_TB4453_20112023111013.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEYSA DOS SANTOS SALVINO" "autor_nome_curto" => "Geysa dos Santo" "autor_email" => "geysasantossalvino2019@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97993 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4453 "inscrito_id" => 11317 "titulo" => "QUÍMICA DO SOLO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A disciplina eletiva “Horta na escola: Bio-Química em ação” foi ofertada para 35 alunos do 1º ano e 2º ano do ensino médio, da Escola Centro Estadual Experimental de Ensino-aprendizagem Sesquicentenário em João Pessoa-PB. O ensino da Química do Solo foi apresentado utilizando-se conceitos simples que envolvem Química e Biologia numa abordagem interdisciplinar. Este projeto envolveu a participação de residentes dos cursos de licenciatura em Química e Biologia da Universidade Federal da Paraíba, de março a junho de 2023. Os temas abordados foram: solos - características químicas e biológicas; compostagem - conceitos bioquímicos; estrutura celular vegetal; sementes, tipos de plantio; características das hortaliças, manutenção da horta, envolvendo aulas teóricas, experimentais e de campo. Em uma das atividades foi aplicada a metodologia rotação em 3 estações: 1. jogo - compostagem e solos; 2. experimental - análise do solo e 3. montagem de modelos moleculares. Inicialmente, foi aplicado um questionário para avaliar as concepções prévias dos estudantes sobre os temas e obteve-se o seguinte resultado: 60% dos alunos desconheciam a composição do solo; 49% compreendiam que o solo é importante para o ecossistema terrestre; 63% dos estudantes não faziam associação da Química ao solo; 86% não compreendiam sobre o processo natural da compostagem; 49% dos participantes entendiam a importância do tipo de solo para agricultura. Ao final da disciplina, mais de 90% dos estudantes acertaram estas mesmas questões, atribuíram nota 10 a esta eletiva e demonstraram que pretendem continuar no segundo semestre. Os estudantes participaram ativamente de todas atividades e relataram que as aulas experimentais foram importantes para o aprendizado e que se sentiam motivados a cultivar as hortaliças e ter contato com a natureza." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11317_TB4453_20112023111013.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEYSA DOS SANTOS SALVINO" "autor_nome_curto" => "Geysa dos Santo" "autor_email" => "geysasantossalvino2019@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }