Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFREXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99610
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6531
    "inscrito_id" => 9234
    "titulo" => "REFREXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Esse artigo aborda reflexões sobre a importância do processo avaliativo para a prática docente. No estudo procuramos realizar apontamentos sobre o processo de avaliação como instrumento para reflexões sobre a prática docente e a busca por mudanças que garantam aos alunos meios para que possam socializar e desenvolver conhecimentos. Elencamos como aportes teóricos os estudos de Esteban, Silva, Melchior, Leal e Gitirana. A metodologia do estudo é de cunho qualitativo, do tipo exploratório o estudo foi desenvolvido a partir das reflexões sobre o processo avaliativo realizados mediante a observação antes e durante uma intervenção pedagógica realizada em uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada na cidade de Mamanguape-PB. Os resultados demostram a importância da avaliação para o processo de ensino e aprendizagem, pois proporcionam aos docentes oportunidades para refletir sobre sua prática abrindo espaços para que eles compreendam os impactos de suas ações no desenvolvimento de aprendizagens dos alunos, pois o processo avaliativo é dinâmico e precisa ser realizado continuamente, a avaliação do ensino pode garantir aos sujeitos espaços para aprendizagens com significado, embora não seja uma tarefa fácil, mas proporciona aos sujeitos envolvidos no processo meios para a construção de conhecimentos úteis para o seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9234_TB6531_19092023103611.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZANGELA DOS SANTOS BALBINO"
    "autor_nome_curto" => "ELIZANGELA"
    "autor_email" => "elissbalbino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99610
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6531
    "inscrito_id" => 9234
    "titulo" => "REFREXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Esse artigo aborda reflexões sobre a importância do processo avaliativo para a prática docente. No estudo procuramos realizar apontamentos sobre o processo de avaliação como instrumento para reflexões sobre a prática docente e a busca por mudanças que garantam aos alunos meios para que possam socializar e desenvolver conhecimentos. Elencamos como aportes teóricos os estudos de Esteban, Silva, Melchior, Leal e Gitirana. A metodologia do estudo é de cunho qualitativo, do tipo exploratório o estudo foi desenvolvido a partir das reflexões sobre o processo avaliativo realizados mediante a observação antes e durante uma intervenção pedagógica realizada em uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada na cidade de Mamanguape-PB. Os resultados demostram a importância da avaliação para o processo de ensino e aprendizagem, pois proporcionam aos docentes oportunidades para refletir sobre sua prática abrindo espaços para que eles compreendam os impactos de suas ações no desenvolvimento de aprendizagens dos alunos, pois o processo avaliativo é dinâmico e precisa ser realizado continuamente, a avaliação do ensino pode garantir aos sujeitos espaços para aprendizagens com significado, embora não seja uma tarefa fácil, mas proporciona aos sujeitos envolvidos no processo meios para a construção de conhecimentos úteis para o seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9234_TB6531_19092023103611.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZANGELA DOS SANTOS BALBINO"
    "autor_nome_curto" => "ELIZANGELA"
    "autor_email" => "elissbalbino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse artigo aborda reflexões sobre a importância do processo avaliativo para a prática docente. No estudo procuramos realizar apontamentos sobre o processo de avaliação como instrumento para reflexões sobre a prática docente e a busca por mudanças que garantam aos alunos meios para que possam socializar e desenvolver conhecimentos. Elencamos como aportes teóricos os estudos de Esteban, Silva, Melchior, Leal e Gitirana. A metodologia do estudo é de cunho qualitativo, do tipo exploratório o estudo foi desenvolvido a partir das reflexões sobre o processo avaliativo realizados mediante a observação antes e durante uma intervenção pedagógica realizada em uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada na cidade de Mamanguape-PB. Os resultados demostram a importância da avaliação para o processo de ensino e aprendizagem, pois proporcionam aos docentes oportunidades para refletir sobre sua prática abrindo espaços para que eles compreendam os impactos de suas ações no desenvolvimento de aprendizagens dos alunos, pois o processo avaliativo é dinâmico e precisa ser realizado continuamente, a avaliação do ensino pode garantir aos sujeitos espaços para aprendizagens com significado, embora não seja uma tarefa fácil, mas proporciona aos sujeitos envolvidos no processo meios para a construção de conhecimentos úteis para o seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.