Esse artigo aborda reflexões sobre a importância do processo avaliativo para a prática docente. No estudo procuramos realizar apontamentos sobre o processo de avaliação como instrumento para reflexões sobre a prática docente e a busca por mudanças que garantam aos alunos meios para que possam socializar e desenvolver conhecimentos. Elencamos como aportes teóricos os estudos de Esteban, Silva, Melchior, Leal e Gitirana. A metodologia do estudo é de cunho qualitativo, do tipo exploratório o estudo foi desenvolvido a partir das reflexões sobre o processo avaliativo realizados mediante a observação antes e durante uma intervenção pedagógica realizada em uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada na cidade de Mamanguape-PB. Os resultados demostram a importância da avaliação para o processo de ensino e aprendizagem, pois proporcionam aos docentes oportunidades para refletir sobre sua prática abrindo espaços para que eles compreendam os impactos de suas ações no desenvolvimento de aprendizagens dos alunos, pois o processo avaliativo é dinâmico e precisa ser realizado continuamente, a avaliação do ensino pode garantir aos sujeitos espaços para aprendizagens com significado, embora não seja uma tarefa fácil, mas proporciona aos sujeitos envolvidos no processo meios para a construção de conhecimentos úteis para o seu cotidiano.