O presente artigo aborda elementos da Pedagogia, Educação, Pedagogia em espaço não escolar e atuação do pedagogo(a) no espaço jurídico, dando ênfase a conceitos e referenciais teóricos por meio de uma pesquisa de revisão de literatura respaldada em Libâneo (2001), Pimenta (2002), Libâneo (2005), Silva (2015), Araújo e Andrade (2016), Moreira e Freitas (2018), Batista e Estacheski (2019), Costa (2019), Gatti et al (2019), Carvalho (2020), Santos et al (2020), Braga (2021), Nascimento (2021), Severo e Melo (2021), entre outros. Destacando os saberes práticos e teóricos da educação, ressaltando as relações de ensino e aprendizagem, os aspectos históricos da pedagogia e sua atuação nos espaços não escolares e atuação do profissional de pedagogia no ambiente jurídico. Trazendo reflexões e problematização desse campo de atuação recente e emblemático, discutindo a identidade e as múltiplas funções do profissional pedagogo(a) dentro dos tribunais de justiça, discorrendo sobre a necessidade de um discursão mais ampla da pedagogia jurídica, e a reestruturação do currículo do curso de pedagogia no país. A pesquisa tem como objetivo compreender a pedagogia em ambientes não escolares, buscando identificar como se dá a atuação do pedagogo(a) no ambiente jurídico e analisar a relevância do trabalho pedagógico nesta área de atuação.