LITERATURA INFANTO JUVENIL INDÍGENA AMAZONENSE: MEMÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96041 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1828 "inscrito_id" => 3553 "titulo" => "LITERATURA INFANTO JUVENIL INDÍGENA AMAZONENSE: MEMÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a memória e identidade dos povos nativos impressos em narrativas literárias indígenas, voltadas para o público infanto juvenil. Através de levantamento bibliográfico, fichamentos e análise das obras literárias indígenas e de teóricos do assunto busca-se analisar como a memória e identidade estão presentes nestes textos. O trabalho vem contribuir para as pesquisas sobre literatura indígena, em que nota-se a escassez de estudos sobre o assunto em questão no meio acadêmica. Dentro da Lei a Lei. 11.645/2008, destaca-se aqui a importância desta proposta de pesquisa, principalmente para os alunos do curso de Letras que, além de outras habilidades deverão também ser conhecedores da literatura indígena amazonense e assim poder discuti-la e abordá-la com competência em sala de aula outras importância. O trabalho tem como base teórica os estudos de Munduruku ( 2017, 2020), Kambeba ( 2018, 2020, 2021 ), Almeida ( 1999, 2004, 2009 ), Thiel ( 2012 ), Graúna ( 2013 ), Souza (2018), Jacques Le Goff (1994) , e outros que possam contribuir para o aprofundamento da temática em questão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID3553_TB1828_02102023214108.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ODÉLIA BORGES DO CARMO NETA" "autor_nome_curto" => "ODÉLIA" "autor_email" => "obdcn.let20@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96041 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1828 "inscrito_id" => 3553 "titulo" => "LITERATURA INFANTO JUVENIL INDÍGENA AMAZONENSE: MEMÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a memória e identidade dos povos nativos impressos em narrativas literárias indígenas, voltadas para o público infanto juvenil. Através de levantamento bibliográfico, fichamentos e análise das obras literárias indígenas e de teóricos do assunto busca-se analisar como a memória e identidade estão presentes nestes textos. O trabalho vem contribuir para as pesquisas sobre literatura indígena, em que nota-se a escassez de estudos sobre o assunto em questão no meio acadêmica. Dentro da Lei a Lei. 11.645/2008, destaca-se aqui a importância desta proposta de pesquisa, principalmente para os alunos do curso de Letras que, além de outras habilidades deverão também ser conhecedores da literatura indígena amazonense e assim poder discuti-la e abordá-la com competência em sala de aula outras importância. O trabalho tem como base teórica os estudos de Munduruku ( 2017, 2020), Kambeba ( 2018, 2020, 2021 ), Almeida ( 1999, 2004, 2009 ), Thiel ( 2012 ), Graúna ( 2013 ), Souza (2018), Jacques Le Goff (1994) , e outros que possam contribuir para o aprofundamento da temática em questão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID3553_TB1828_02102023214108.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ODÉLIA BORGES DO CARMO NETA" "autor_nome_curto" => "ODÉLIA" "autor_email" => "obdcn.let20@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }