EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E PROCESSOS DE APRENDIZAGENS: ANÁLISE DA I MOSTRA DE EXPERIMENTOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96066 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1858 "inscrito_id" => 6035 "titulo" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E PROCESSOS DE APRENDIZAGENS: ANÁLISE DA I MOSTRA DE EXPERIMENTOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CE" "resumo" => "O ensino de Biologia constitui-se de um importante componente na formação dos indivíduos, dando subsídios para uma participação crítica e consciente na vida em sociedade. Mas, muitas vezes, devido à complexidade dos assuntos abordados, passa a ser visto pelos discentes como algo desvinculado de sua realidade. Dependendo do processo metodológico e da própria didática utilizada pelo professor, este pode vir a colaborar para o distanciamento entre a sala de aula e a "vida real" dos alunos, a fim de atenuar este problema torna-se importante a proposição de práticas de ensino que visam tencionar este paradigma. Buscando a promoção de uma aprendizagem significativa, na qual o aluno é capaz de associar os conteúdos escolares com a sua realidade, as acadêmicas e residentes do Programa de Residência Pedagógica ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES vinculado à Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, promoveram em sua escola de atuação, localizada em uma cidade no interior do Ceará, a I Mostra de Experimentos, organizada pelas residentes, discentes do 1° ano e professor preceptor da escola. A atividade iniciou-se com a apresentação dos quatro experimentos planejados na Eletiva de Práticas Laboratoriais de Biologia, onde os alunos foram monitorados pelos os residentes, seguido de momentos de debates, para o melhor alinhamento e detalhamento das temáticas a serem abordadas. Na sequência foram confeccionados os materiais didáticos para a exposição pelos alunos, residentes e o professor supervisor do programa. A I Mostra de Experimentos foi um momento extraordinário para o ambiente escolar, sendo nítida a empolgação e engajamento pelos alunos, estabelecendo seu protagonismo, além do desenvolvimento da crítica científica e habilidades como o trabalho em grupo, planejamento e criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6035_TB1858_04052023105013.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JANAINA SALES SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "jannysalles6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96066 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1858 "inscrito_id" => 6035 "titulo" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E PROCESSOS DE APRENDIZAGENS: ANÁLISE DA I MOSTRA DE EXPERIMENTOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CE" "resumo" => "O ensino de Biologia constitui-se de um importante componente na formação dos indivíduos, dando subsídios para uma participação crítica e consciente na vida em sociedade. Mas, muitas vezes, devido à complexidade dos assuntos abordados, passa a ser visto pelos discentes como algo desvinculado de sua realidade. Dependendo do processo metodológico e da própria didática utilizada pelo professor, este pode vir a colaborar para o distanciamento entre a sala de aula e a "vida real" dos alunos, a fim de atenuar este problema torna-se importante a proposição de práticas de ensino que visam tencionar este paradigma. Buscando a promoção de uma aprendizagem significativa, na qual o aluno é capaz de associar os conteúdos escolares com a sua realidade, as acadêmicas e residentes do Programa de Residência Pedagógica ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES vinculado à Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, promoveram em sua escola de atuação, localizada em uma cidade no interior do Ceará, a I Mostra de Experimentos, organizada pelas residentes, discentes do 1° ano e professor preceptor da escola. A atividade iniciou-se com a apresentação dos quatro experimentos planejados na Eletiva de Práticas Laboratoriais de Biologia, onde os alunos foram monitorados pelos os residentes, seguido de momentos de debates, para o melhor alinhamento e detalhamento das temáticas a serem abordadas. Na sequência foram confeccionados os materiais didáticos para a exposição pelos alunos, residentes e o professor supervisor do programa. A I Mostra de Experimentos foi um momento extraordinário para o ambiente escolar, sendo nítida a empolgação e engajamento pelos alunos, estabelecendo seu protagonismo, além do desenvolvimento da crítica científica e habilidades como o trabalho em grupo, planejamento e criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6035_TB1858_04052023105013.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JANAINA SALES SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "jannysalles6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }