DUOLINGO: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DA PLATAFORMA PARA ALUNOS DE LI COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96121 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1933 "inscrito_id" => 8815 "titulo" => "DUOLINGO: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DA PLATAFORMA PARA ALUNOS DE LI COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA." "resumo" => "As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na esfera educacional, incluindo os contextos de ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI), uma vez que possibilitam o contato com diferentes manifestações da língua, facilitando a percepção da diversidade presente nos quesitos socioculturais e potencializando o processo de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo discutir as contribuições e limitações do uso do aplicativo Duolingo - plataforma de gamificação para ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) - como ferramenta para o ensino de LI através de sua análise descritiva. Ao descrever o funcionamento do aplicativo e sua utilidade para viabilizar a aprendizagem da LI, destaca-se a capacidade do Duolingo em ajudar na aquisição de estruturas gramaticais da língua inglesa por meio da repetição constante de palavras e organizações sintáticas. No entanto, reconhece-se que o aplicativo tem limitações no desenvolvimento da comunicação oral e na exposição às variações informais da língua. Portanto, faz-se necessário complementar o ensino com outras atividades que visem a prática da comunicação oral. Assim, verifica-se que o Duolingo pode ser uma ferramenta útil para a aquisição de estruturas gramaticais da LI, mas deve ser complementado com outras atividades, especialmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção oral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8815_TB1933_10122023130804.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA THUASLAR SIMAO GOMES" "autor_nome_curto" => "Dani Thuaslar" "autor_email" => "danithuaslar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96121 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1933 "inscrito_id" => 8815 "titulo" => "DUOLINGO: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DA PLATAFORMA PARA ALUNOS DE LI COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA." "resumo" => "As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na esfera educacional, incluindo os contextos de ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI), uma vez que possibilitam o contato com diferentes manifestações da língua, facilitando a percepção da diversidade presente nos quesitos socioculturais e potencializando o processo de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo discutir as contribuições e limitações do uso do aplicativo Duolingo - plataforma de gamificação para ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) - como ferramenta para o ensino de LI através de sua análise descritiva. Ao descrever o funcionamento do aplicativo e sua utilidade para viabilizar a aprendizagem da LI, destaca-se a capacidade do Duolingo em ajudar na aquisição de estruturas gramaticais da língua inglesa por meio da repetição constante de palavras e organizações sintáticas. No entanto, reconhece-se que o aplicativo tem limitações no desenvolvimento da comunicação oral e na exposição às variações informais da língua. Portanto, faz-se necessário complementar o ensino com outras atividades que visem a prática da comunicação oral. Assim, verifica-se que o Duolingo pode ser uma ferramenta útil para a aquisição de estruturas gramaticais da LI, mas deve ser complementado com outras atividades, especialmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção oral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8815_TB1933_10122023130804.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA THUASLAR SIMAO GOMES" "autor_nome_curto" => "Dani Thuaslar" "autor_email" => "danithuaslar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }