TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ANÁLISE DOS ANAIS DO ENEM 2022 E ENEMI 2020
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97017 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3139 "inscrito_id" => 13337 "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ANÁLISE DOS ANAIS DO ENEM 2022 E ENEMI 2020" "resumo" => "Essa pesquisa é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em andamento. Surgiu do interesse em investigar mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta comprometimento na comunicação verbal e social, assim como o desenvolvimento de comportamentos repetitivos. Desse modo, essa pesquisa que se caracteriza como uma revisão bibliográfica e tem por objetivo identificar estudos publicados nos anais Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 2022 e Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI) de 2020 relacionados ao ensino e aprendizagem de Matemática a estudantes com TEA. De um total de 196 artigos que tratavam da inclusão escolar, foram selecionados 11 a partir de um filtro de palavras nos títulos, que foram: AUTISTA, AUTISMO e TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA. Após essa triagem foram analisados os artigos os quais indicaram que os cursos de licenciatura em Matemática promovem poucos estudos e discussões que preparem os licenciandos para atuarem com estudantes com TEA e outras deficiências. Também não são contemplados o entendimento de que cada estudante tem sua particularidade e maneira de aprender e que neste contexto, o professor tem um papel fundamental, como compreender as especificidades e utilizar metodologias de ensino que contemplem não apenas os estudantes com TEA, mas a turma toda, promovendo assim, a inclusão escolar. Consideramos, a partir dos achados nos estudos, que o professor precisa estar sempre se atualizando, uma vez que as demandas da sala de aula requerem compreensão para além dos conteúdos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13337_TB3139_20062023221117.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICKAEL STEFFERSON DE LIMA SOUZA" "autor_nome_curto" => "MICKAEL" "autor_email" => "stefferson2013@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97017 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3139 "inscrito_id" => 13337 "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ANÁLISE DOS ANAIS DO ENEM 2022 E ENEMI 2020" "resumo" => "Essa pesquisa é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em andamento. Surgiu do interesse em investigar mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta comprometimento na comunicação verbal e social, assim como o desenvolvimento de comportamentos repetitivos. Desse modo, essa pesquisa que se caracteriza como uma revisão bibliográfica e tem por objetivo identificar estudos publicados nos anais Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 2022 e Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI) de 2020 relacionados ao ensino e aprendizagem de Matemática a estudantes com TEA. De um total de 196 artigos que tratavam da inclusão escolar, foram selecionados 11 a partir de um filtro de palavras nos títulos, que foram: AUTISTA, AUTISMO e TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA. Após essa triagem foram analisados os artigos os quais indicaram que os cursos de licenciatura em Matemática promovem poucos estudos e discussões que preparem os licenciandos para atuarem com estudantes com TEA e outras deficiências. Também não são contemplados o entendimento de que cada estudante tem sua particularidade e maneira de aprender e que neste contexto, o professor tem um papel fundamental, como compreender as especificidades e utilizar metodologias de ensino que contemplem não apenas os estudantes com TEA, mas a turma toda, promovendo assim, a inclusão escolar. Consideramos, a partir dos achados nos estudos, que o professor precisa estar sempre se atualizando, uma vez que as demandas da sala de aula requerem compreensão para além dos conteúdos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13337_TB3139_20062023221117.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICKAEL STEFFERSON DE LIMA SOUZA" "autor_nome_curto" => "MICKAEL" "autor_email" => "stefferson2013@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }