Esse artigo tem como objetivo apresentar as habilidades e competências do componente curricular Geografia para o Ensino Fundamental. Como metodologia, foi feita uma pesquisa documental com a análise de conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). O componente curricular Geografia tem por base a educação geográfica e cartográfica. A educação geográfica ocorre por meio da formação dos conceitos estruturantes: espaço geográfico; território; região; lugar; paisagem; e escala. Como também, por meio do desenvolvimento do raciocínio geográfico: localização; extensão; distribuição; analogia; diferenciação; conexão; e ordem. A educação cartográfica ocorre através da alfabetização cartográfica e da cartografia: visão horizontal, oblíqua e vertical; imagem bidimensional e tridimensional; pontos, linhas e superfícies; título, legenda, orientação, localização e escala; globo, mapas, cartas, plantas, croquis e maquetes. A Educação Ambiental, juntamente com a Educação para o Consumo, está associada ao tema transversal Meio Ambiente. No componente curricular Geografia, a Educação Ambiental está presente na unidade temática: Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida. As habilidades que são desenvolvidas nessa unidade temática promovem o desenvolvimento das competências socioambientais. A abordagem dessas habilidades e competências no Ensino Fundamental deve estar associada: às teorias socioambientais; aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); aos 5 Ps da Sustentabilidade; à Economia Circular; aos 5 Rs da Sustentabilidade; e às soluções sustentáveis - empreendimentos, objetos e brinquedos ecológicos; robótica sustentável; mídias digitais, culinária, literatura, teatro, dança, música e artes visuais relacionadas ao Meio Ambiente; e hortas orgânicas com jardins sensoriais.