ESTUDO DE CASO: PERCEPÇÃO DA MÃE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA EM UM ADOLESCENTE AUTISTA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96130 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1943 "inscrito_id" => 5617 "titulo" => "ESTUDO DE CASO: PERCEPÇÃO DA MÃE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA EM UM ADOLESCENTE AUTISTA" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um distúrbio do neurodesenvolvimento que persiste por toda a vida e não possui causa clara, mas é possível observar o diagnóstico sendo mais frequente na atualidade. Além disso, pode afetar diversas pessoas na sociedade, apresentando características múltiplas enquanto espectro, como é o caso da empatia. Visando esses fatos, esse estudo de caso teve como objetivo observar o desenvolvimento da empatia em um adolescente com TEA, por meio da percepção de sua mãe. Para isso, foram utilizadas questões qualitativas com enfoque em comportamentos que a mãe observou no filho, a fim de relacionar os relatos às dimensões e estágios empáticos. Por fim, foi realizado um questionário sociodemográfico com a genitora, tendo o propósito de observar informações gerais sobre o núcleo familiar e o desenvolvimento do adolescente. Sobre as questões qualitativas, a mãe demonstrou conhecimento sobre a definição de empatia, em seguida, mencionou diversos exemplos de momentos em que o filho se compadece pela dor do próximo e sofre com este e momentos em que o filho se sentia responsável pela dor do outro e buscava resolvê-la. Ainda, a mãe relatou que o adolescente apresenta esse mesmo comportamento ao assistir desenhos e filmes em que os personagens se encontram em situação de angústia ou sofrimento, sendo essas características de uma angústia empática e simpática com foco no componente afetivo. Sendo assim, foi possível compreender minimamente sobre o desenvolvimento da empatia no adolescente a partir da percepção de sua mãe, o que permite ampliar o conhecimento sobre essa temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5617_TB1943_02122023154008.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEOMAYRA TOMAZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEOMAYRA TOMAZ" "autor_email" => "cleomayra.tomaz@academico" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96130 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1943 "inscrito_id" => 5617 "titulo" => "ESTUDO DE CASO: PERCEPÇÃO DA MÃE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA EM UM ADOLESCENTE AUTISTA" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um distúrbio do neurodesenvolvimento que persiste por toda a vida e não possui causa clara, mas é possível observar o diagnóstico sendo mais frequente na atualidade. Além disso, pode afetar diversas pessoas na sociedade, apresentando características múltiplas enquanto espectro, como é o caso da empatia. Visando esses fatos, esse estudo de caso teve como objetivo observar o desenvolvimento da empatia em um adolescente com TEA, por meio da percepção de sua mãe. Para isso, foram utilizadas questões qualitativas com enfoque em comportamentos que a mãe observou no filho, a fim de relacionar os relatos às dimensões e estágios empáticos. Por fim, foi realizado um questionário sociodemográfico com a genitora, tendo o propósito de observar informações gerais sobre o núcleo familiar e o desenvolvimento do adolescente. Sobre as questões qualitativas, a mãe demonstrou conhecimento sobre a definição de empatia, em seguida, mencionou diversos exemplos de momentos em que o filho se compadece pela dor do próximo e sofre com este e momentos em que o filho se sentia responsável pela dor do outro e buscava resolvê-la. Ainda, a mãe relatou que o adolescente apresenta esse mesmo comportamento ao assistir desenhos e filmes em que os personagens se encontram em situação de angústia ou sofrimento, sendo essas características de uma angústia empática e simpática com foco no componente afetivo. Sendo assim, foi possível compreender minimamente sobre o desenvolvimento da empatia no adolescente a partir da percepção de sua mãe, o que permite ampliar o conhecimento sobre essa temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5617_TB1943_02122023154008.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEOMAYRA TOMAZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEOMAYRA TOMAZ" "autor_email" => "cleomayra.tomaz@academico" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }