UM ESTADO DA QUESTÃO DA ETNOMATEMÁTICA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96141 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1958 "inscrito_id" => 7767 "titulo" => "UM ESTADO DA QUESTÃO DA ETNOMATEMÁTICA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "No contexto educacional do Brasil, estudantes que não puderam cursar a Educação Básica na idade recomendada têm a possibilidade de prosseguir os seus estudos no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dadas as especificidades do público dessa modalidade, a abordagem de aspectos culturais no âmbito do ensino e aprendizagem de matemática coloca a Etnomatemática como uma perspectiva promissora para a ação pedagógica na EJA. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo caracterizar as produções acadêmicas com enfoque em práticas pedagógicas que utilizaram a abordagem da Etnomatemática na EJA. Esta investigação é do tipo Estado da Questão e se debruçou, após aplicação de filtros, sobre 16 trabalhos disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foi possível identificar que, no período de 2013 a 2023, não houve um aumento na produção das pesquisas sobre o tema. Além disso, que os trabalhos se concentram na EJA do Ensino Fundamental II (62,5%). Desse modo, é de suma importância que novos estudos sejam realizados, de modo a ampliar os caminhos para a implementação de experiências educativas que considerem o ensino e aprendizagem na disciplina de matemática como um espaço de encontro, valorização e integração entre os diferentes saberes socioculturais dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7767_TB1958_29102023205713.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEVELTON FIGUEIREDO BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "HEVELTON" "autor_email" => "hevelton.brandao@urca.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96141 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1958 "inscrito_id" => 7767 "titulo" => "UM ESTADO DA QUESTÃO DA ETNOMATEMÁTICA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "No contexto educacional do Brasil, estudantes que não puderam cursar a Educação Básica na idade recomendada têm a possibilidade de prosseguir os seus estudos no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dadas as especificidades do público dessa modalidade, a abordagem de aspectos culturais no âmbito do ensino e aprendizagem de matemática coloca a Etnomatemática como uma perspectiva promissora para a ação pedagógica na EJA. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo caracterizar as produções acadêmicas com enfoque em práticas pedagógicas que utilizaram a abordagem da Etnomatemática na EJA. Esta investigação é do tipo Estado da Questão e se debruçou, após aplicação de filtros, sobre 16 trabalhos disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foi possível identificar que, no período de 2013 a 2023, não houve um aumento na produção das pesquisas sobre o tema. Além disso, que os trabalhos se concentram na EJA do Ensino Fundamental II (62,5%). Desse modo, é de suma importância que novos estudos sejam realizados, de modo a ampliar os caminhos para a implementação de experiências educativas que considerem o ensino e aprendizagem na disciplina de matemática como um espaço de encontro, valorização e integração entre os diferentes saberes socioculturais dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7767_TB1958_29102023205713.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEVELTON FIGUEIREDO BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "HEVELTON" "autor_email" => "hevelton.brandao@urca.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }