DINÂMICA E JOGOS: O USO DO TABULEIRO DA MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98041 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4512 "inscrito_id" => 11865 "titulo" => "DINÂMICA E JOGOS: O USO DO TABULEIRO DA MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente relato de experiência aborda acerca da proposta de aplicação da dinâmica “Tabuleiro da Matemática” pelas alunas estagiárias no momento da regência na disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação e Ciência da Paraíba (IFPB) - Campus Cajazeiras, vinculada a uma Escola Municipal localizada na cidade de São Francisco - PB. Com isso, visando a importância da disciplina de Estágio Supervisionado I como uma etapa de construções de novos saberes e de novas habilidades, o objetivo do trabalho é mostrar que é possível usar jogos e dinâmicas no ensino de matemática com o conteúdo de Geometria. A metodologia aplicada foi um estudo de caso, em que o diagnóstico se deu a partir de uma aula teórica sobre o conteúdo de geometria com os assuntos de circunferência e círculo, tipos de ângulos, polígonos, triângulos e ângulos opostos nas turmas de 7o ano “A” e 7o ano “B”, além disso com a aplicação da dinâmica com o jogo Tabuleiro da Matemática. O jogo consiste em um percurso enumerado em casas, cada casa apresenta uma pergunta ou consequência relacionada ao conteúdo, então com o uso de dois dados os alunos avançavam as casas quando acertavam a pergunta sorteada. Pode-se notar no progresso da aprendizagem dos estudantes que o objetivo foi alcançado, a dinâmica com jogo ajudou positivamente o ensino de Geometria. Assim, ressaltando que é importante o desenvolvimento deste tipo de atividade na educação básica e para nossa formação enquanto futuros docentes de matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11865_TB4512_20102023153013.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYNARA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAYNARA" "autor_email" => "santos.raynara@academico." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98041 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4512 "inscrito_id" => 11865 "titulo" => "DINÂMICA E JOGOS: O USO DO TABULEIRO DA MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente relato de experiência aborda acerca da proposta de aplicação da dinâmica “Tabuleiro da Matemática” pelas alunas estagiárias no momento da regência na disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação e Ciência da Paraíba (IFPB) - Campus Cajazeiras, vinculada a uma Escola Municipal localizada na cidade de São Francisco - PB. Com isso, visando a importância da disciplina de Estágio Supervisionado I como uma etapa de construções de novos saberes e de novas habilidades, o objetivo do trabalho é mostrar que é possível usar jogos e dinâmicas no ensino de matemática com o conteúdo de Geometria. A metodologia aplicada foi um estudo de caso, em que o diagnóstico se deu a partir de uma aula teórica sobre o conteúdo de geometria com os assuntos de circunferência e círculo, tipos de ângulos, polígonos, triângulos e ângulos opostos nas turmas de 7o ano “A” e 7o ano “B”, além disso com a aplicação da dinâmica com o jogo Tabuleiro da Matemática. O jogo consiste em um percurso enumerado em casas, cada casa apresenta uma pergunta ou consequência relacionada ao conteúdo, então com o uso de dois dados os alunos avançavam as casas quando acertavam a pergunta sorteada. Pode-se notar no progresso da aprendizagem dos estudantes que o objetivo foi alcançado, a dinâmica com jogo ajudou positivamente o ensino de Geometria. Assim, ressaltando que é importante o desenvolvimento deste tipo de atividade na educação básica e para nossa formação enquanto futuros docentes de matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11865_TB4512_20102023153013.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYNARA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAYNARA" "autor_email" => "santos.raynara@academico." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }