LETRAMENTO EMOCIONAL NO TRABALHO DO PROFESSOR DE PROJETO DE VIDA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97159 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3326 "inscrito_id" => 15255 "titulo" => "LETRAMENTO EMOCIONAL NO TRABALHO DO PROFESSOR DE PROJETO DE VIDA" "resumo" => "Ao compreendermos o letramento emocional como um conjunto de práticas emocionais que nos revelam como o indivíduo atua em sua prática social seja em seu ambiente familiar seja em seu trabalho, voltamos nosso olhar inquiridor à sala de aula, ambiente de construção de conhecimento, mas também ambiente de conflitos emocionais e diante da crise de valores que vivemos em nossa sociedade, da violência, e da intolerância que permeia nossas casas e nossas salas de aula, estudos que privilegiam a educação emocional tornaram-se cada vez mais presentes em trabalhos e discussões acadêmicas. Isso posto, o objetivo principal deste trabalho consiste em descrever como o letramento emocional se manifesta no trabalho do professor (a) de Projeto de Vida em uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral, no tocante a autoconsciência, autorregulação, motivação e competência social. Teoricamente nos ancoramos aos Estudos do Letramento, as teorias que versam sobre a Educação Emocional e aos pressupostos do Letramento no Trabalho. Em termos metodológicos, a investigação se insere no campo da Linguística Aplicada e segue uma abordagem qualitativa de vertente etnográfica. Os resultados, ainda semifinais, já apontam que a atenção aos aspectos afetivos pode levar a uma aprendizagem mais efetiva, sobretudo, o cultivo de emoções positivas facilita o ensino-aprendizagem enquanto as emoções negativas interferem prejudicando o bom andamento deste processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15255_TB3326_20052023230419.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDNEIDE DANNYELLE MARIA LUZZIARA ARAÚJO DE MELO MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LINDNEIDE MELO" "autor_email" => "lindneidemelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97159 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3326 "inscrito_id" => 15255 "titulo" => "LETRAMENTO EMOCIONAL NO TRABALHO DO PROFESSOR DE PROJETO DE VIDA" "resumo" => "Ao compreendermos o letramento emocional como um conjunto de práticas emocionais que nos revelam como o indivíduo atua em sua prática social seja em seu ambiente familiar seja em seu trabalho, voltamos nosso olhar inquiridor à sala de aula, ambiente de construção de conhecimento, mas também ambiente de conflitos emocionais e diante da crise de valores que vivemos em nossa sociedade, da violência, e da intolerância que permeia nossas casas e nossas salas de aula, estudos que privilegiam a educação emocional tornaram-se cada vez mais presentes em trabalhos e discussões acadêmicas. Isso posto, o objetivo principal deste trabalho consiste em descrever como o letramento emocional se manifesta no trabalho do professor (a) de Projeto de Vida em uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral, no tocante a autoconsciência, autorregulação, motivação e competência social. Teoricamente nos ancoramos aos Estudos do Letramento, as teorias que versam sobre a Educação Emocional e aos pressupostos do Letramento no Trabalho. Em termos metodológicos, a investigação se insere no campo da Linguística Aplicada e segue uma abordagem qualitativa de vertente etnográfica. Os resultados, ainda semifinais, já apontam que a atenção aos aspectos afetivos pode levar a uma aprendizagem mais efetiva, sobretudo, o cultivo de emoções positivas facilita o ensino-aprendizagem enquanto as emoções negativas interferem prejudicando o bom andamento deste processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15255_TB3326_20052023230419.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDNEIDE DANNYELLE MARIA LUZZIARA ARAÚJO DE MELO MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LINDNEIDE MELO" "autor_email" => "lindneidemelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }