TIKTOK NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO DO CONCEITO DE FRAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96184 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2014 "inscrito_id" => 8237 "titulo" => "TIKTOK NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO DO CONCEITO DE FRAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar o TikTok como recurso educacional no ensino do conceito de fração e inserir o uso de tecnologias digitais nas aulas de Matemática. A abordagem metodológica segue os pressupostos oriundos da pesquisa qualitativa. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos, para investigar a utilização do TikTok como um recurso educacional no ensino de frações. Abrange, ainda, um estudo exploratório do TikTok, no qual se apresenta suas características e integração como recurso educacional. Observamos que, além de apresentar contribuições significativas para aprendizagem, a produção de vídeos no TikTok promove maior interação dos alunos no processo de construção do próprio conhecimento e permite o desenvolvimento de habilidades e competências educacionais. Por fim, espera-se que este recurso digital possa favorecer a criatividade do professor no momento de seu planejamento e elaboração de propostas pedagógicas para o ensino do conceito de fração; que o TikTok possa ser visto como um suporte pedagógico para o professor e, ao mesmo tempo, ajude a melhorar o entendimento dos alunos, despertando novas habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8237_TB2014_15062023211304.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINETE SANTANA WUTKE WELMER" "autor_nome_curto" => "MARINETE" "autor_email" => "marinete.santana@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96184 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2014 "inscrito_id" => 8237 "titulo" => "TIKTOK NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO DO CONCEITO DE FRAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar o TikTok como recurso educacional no ensino do conceito de fração e inserir o uso de tecnologias digitais nas aulas de Matemática. A abordagem metodológica segue os pressupostos oriundos da pesquisa qualitativa. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos, para investigar a utilização do TikTok como um recurso educacional no ensino de frações. Abrange, ainda, um estudo exploratório do TikTok, no qual se apresenta suas características e integração como recurso educacional. Observamos que, além de apresentar contribuições significativas para aprendizagem, a produção de vídeos no TikTok promove maior interação dos alunos no processo de construção do próprio conhecimento e permite o desenvolvimento de habilidades e competências educacionais. Por fim, espera-se que este recurso digital possa favorecer a criatividade do professor no momento de seu planejamento e elaboração de propostas pedagógicas para o ensino do conceito de fração; que o TikTok possa ser visto como um suporte pedagógico para o professor e, ao mesmo tempo, ajude a melhorar o entendimento dos alunos, despertando novas habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8237_TB2014_15062023211304.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINETE SANTANA WUTKE WELMER" "autor_nome_curto" => "MARINETE" "autor_email" => "marinete.santana@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }