EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COSMOVISÃO AFROBRASILEIRA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAIS VIVÊNCIADAS NO TERREIRO DE MINA NANÃ BURUQUÊ
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Esse querebetã de mina-nagô é um exemplo inspirador de como a educação pode ser enriquecida ao assimilar a cultura e cosmovisão afrobrasileira. As práticas pedagógicas decoloniais adotadas no Terreiro de Mina Nanã Buruquê buscam romper com o paradigma hegemônico eurocêntrico, valorizando a ancestralidade, os saberes tradicionais e a relação sustentável com o meio ambiente pautada na perspectiva de pertencimento do homem-natureza. Ali, a educação ambiental é integrada à cosmovisão afro-brasileira, proporcionando uma abordagem holística que reconhece a interconexão entre seres humanos, elementos naturais e divindades do tambor de mina. O estudo é orientado pela antropologia social e cultural, de caráter qualitativo, realizado através de pesquisa de campo e pesquisa documental com base nas obras de autores como Luiz de Oliveira, Vera Maria Candau, Eduardo de Oliveira e José Beniste. 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