A IDENTIDADE DOCENTE E AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES INGRESSOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, CAMPUS MATA NORTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96190 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2021 "inscrito_id" => 10977 "titulo" => "A IDENTIDADE DOCENTE E AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES INGRESSOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, CAMPUS MATA NORTE" "resumo" => "A identidade docente está diretamente relacionada com cada indivíduo, englobando várias questões como as suas vivências, condições socioeconômicas, expectativas profissionais, e afinidades com a carreira docente. Todas essas questões constituem um conjunto de fatores que influenciam diretamente a escolha dos estudantes pela docência. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo principal conhecer as afinidades pela carreira docente e as perspectivas profissionais dos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte ( UPE/CMN). Para isso foram realizadas entrevistas através de um questionário que continha 21 questões abertas e fechadas, que foram preenchidas de forma anônima com três turmas de ingressantes do curso de LCB dos períodos letivos de 2021.2, 2022.1, 2022.2. O questionário foi respondido por 88 estudantes e foi obtido como resposta que os principais motivos que levaram os alunos a escolher a UPE/CMN foi a proximidade da instituição com a residência dos estudantes, além da qualidade da instituição e o curso ser do interesse da maioria. Foi observado também que 53,09% pretendem seguir na área da docência, em relação aos conhecimentos das áreas de atuação profissional foi obtido como resposta que 64,8% sabem quais são as áreas de atuação de um Licenciado em Ciências Biológicas, entretanto 35,2% não conhecem as áreas. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, é possível afirmar que os estudantes ingressantes do curso de LCB da UPE/CMN possuem variadas motivações para escolher a graduação, é possível identificar a forte influência da afinidade com a área de estudo e do desejo de se tornar professor em sua decisão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10977_TB2021_11112023174505.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDINALVA BARBOZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Edinalva Silva" "autor_email" => "edinalvabarboza123@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96190 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2021 "inscrito_id" => 10977 "titulo" => "A IDENTIDADE DOCENTE E AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES INGRESSOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, CAMPUS MATA NORTE" "resumo" => "A identidade docente está diretamente relacionada com cada indivíduo, englobando várias questões como as suas vivências, condições socioeconômicas, expectativas profissionais, e afinidades com a carreira docente. Todas essas questões constituem um conjunto de fatores que influenciam diretamente a escolha dos estudantes pela docência. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo principal conhecer as afinidades pela carreira docente e as perspectivas profissionais dos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte ( UPE/CMN). Para isso foram realizadas entrevistas através de um questionário que continha 21 questões abertas e fechadas, que foram preenchidas de forma anônima com três turmas de ingressantes do curso de LCB dos períodos letivos de 2021.2, 2022.1, 2022.2. O questionário foi respondido por 88 estudantes e foi obtido como resposta que os principais motivos que levaram os alunos a escolher a UPE/CMN foi a proximidade da instituição com a residência dos estudantes, além da qualidade da instituição e o curso ser do interesse da maioria. Foi observado também que 53,09% pretendem seguir na área da docência, em relação aos conhecimentos das áreas de atuação profissional foi obtido como resposta que 64,8% sabem quais são as áreas de atuação de um Licenciado em Ciências Biológicas, entretanto 35,2% não conhecem as áreas. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, é possível afirmar que os estudantes ingressantes do curso de LCB da UPE/CMN possuem variadas motivações para escolher a graduação, é possível identificar a forte influência da afinidade com a área de estudo e do desejo de se tornar professor em sua decisão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10977_TB2021_11112023174505.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDINALVA BARBOZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Edinalva Silva" "autor_email" => "edinalvabarboza123@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }