EXPERIMENTAÇÃO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO OU RECICLÁVEIS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS DE ENSINO DE FÍSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96207 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2047 "inscrito_id" => 13743 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO OU RECICLÁVEIS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS DE ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "A experimentação enquanto estratégia didática, ao possibilitar a apresentação de conceitos e habilidades por meio da prática científica, coloca-se como uma importante ferramenta para o ensino e aprendizagem de Física na Educação Básica. Dados os desafios para o desenvolvimento de experimentos em contextos escolares, que nem sempre dispõem de espaços laboratoriais com equipamentos adequados, um caminho possível seria a utilização de materiais de baixo custo ou recicláveis. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar trabalhos científicos que discutiram a experimentação no ensino e aprendizagem de Física com o uso de materiais de baixo custo ou recicláveis. Caracterizando-se como uma pesquisa Estado da Questão, mapeamos estudos disponíveis no repositório digital Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), publicados entre 2013 e 2023. Após aplicação de filtros, foram selecionadas 25 dissertações que fizeram parte do corpus da pesquisa. Analisando o marco temporal, verificou-se que o ano de maior ocorrência foi o de 2016, com 20% das publicações. Em relação aos estados da federação, São Paulo e Paraná foram responsáveis por 16% das investigações, cada. Considerando o nível e/ou modalidade de ensino abordadas nos trabalhos teve como público principal os discentes do Ensino Médio. Diante do que foi exposto, constatou-se que as dissertações analisadas trouxeram diferentes caminhos que reforçam a relevância da experimentação para a melhoria do processo pedagógica e ainda enquanto meio para a conscientização ambiental dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13743_TB2047_04102023150540.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIAO SAMPAIO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "SEBASTIAO" "autor_email" => "sampaiosebastiao57@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96207 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2047 "inscrito_id" => 13743 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO OU RECICLÁVEIS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS DE ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "A experimentação enquanto estratégia didática, ao possibilitar a apresentação de conceitos e habilidades por meio da prática científica, coloca-se como uma importante ferramenta para o ensino e aprendizagem de Física na Educação Básica. Dados os desafios para o desenvolvimento de experimentos em contextos escolares, que nem sempre dispõem de espaços laboratoriais com equipamentos adequados, um caminho possível seria a utilização de materiais de baixo custo ou recicláveis. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar trabalhos científicos que discutiram a experimentação no ensino e aprendizagem de Física com o uso de materiais de baixo custo ou recicláveis. Caracterizando-se como uma pesquisa Estado da Questão, mapeamos estudos disponíveis no repositório digital Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), publicados entre 2013 e 2023. Após aplicação de filtros, foram selecionadas 25 dissertações que fizeram parte do corpus da pesquisa. Analisando o marco temporal, verificou-se que o ano de maior ocorrência foi o de 2016, com 20% das publicações. Em relação aos estados da federação, São Paulo e Paraná foram responsáveis por 16% das investigações, cada. Considerando o nível e/ou modalidade de ensino abordadas nos trabalhos teve como público principal os discentes do Ensino Médio. Diante do que foi exposto, constatou-se que as dissertações analisadas trouxeram diferentes caminhos que reforçam a relevância da experimentação para a melhoria do processo pedagógica e ainda enquanto meio para a conscientização ambiental dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13743_TB2047_04102023150540.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIAO SAMPAIO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "SEBASTIAO" "autor_email" => "sampaiosebastiao57@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }