A MEDIAÇÃO DO LITERÁRIO NEGRO NA ESCOLA SANTA VERÔNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96224 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2071 "inscrito_id" => 5812 "titulo" => "A MEDIAÇÃO DO LITERÁRIO NEGRO NA ESCOLA SANTA VERÔNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho é resultado da realização do projeto de pesquisa Palavras de Cor: a literatura negra na educação básica, e trata do relato de experiência do bolsista da referida pesquisa. Logo, descreve a realização de mediações literárias junto aos alunos do ensino fundamental II da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Verônica, localizada na comunidade quilombola do Sítio Arruda, em Araripe-CE. A vivência enquanto bolsista do referido projeto oportunizou a percepção da necessidade da realização de ações e iniciativas de incentivo à leitura junto aos alunos da referida escola, em especial com as turmas do 6º ao 9º ano. Enfatiza-se a importância do acesso à leitura pela dimensão estética de obras literárias com recorte na literatura negra por meio da realização de círculos de leitura envolvendo a participação espontânea dos alunos, professores e gestores. Além disso a pesquisa almejou contribuir com o fortalecimento da identidade quilombola dos alunos e alunas através da identificação com a literatura negra. Conclui-se que tanto o acesso à leitura quanto a obras literárias de escritores negros e negras precisa se melhor apropriada pela escola, inclusive, com o desenvolvimento de iniciativas motivadoras da leitura, a exemplo dos círculos de leitura realizados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5812_TB2071_20062023180826.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANY MERY ALENCAR LEITE" "autor_nome_curto" => "JANY" "autor_email" => "jany.alencar@aluno.uece.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96224 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2071 "inscrito_id" => 5812 "titulo" => "A MEDIAÇÃO DO LITERÁRIO NEGRO NA ESCOLA SANTA VERÔNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho é resultado da realização do projeto de pesquisa Palavras de Cor: a literatura negra na educação básica, e trata do relato de experiência do bolsista da referida pesquisa. Logo, descreve a realização de mediações literárias junto aos alunos do ensino fundamental II da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Verônica, localizada na comunidade quilombola do Sítio Arruda, em Araripe-CE. A vivência enquanto bolsista do referido projeto oportunizou a percepção da necessidade da realização de ações e iniciativas de incentivo à leitura junto aos alunos da referida escola, em especial com as turmas do 6º ao 9º ano. Enfatiza-se a importância do acesso à leitura pela dimensão estética de obras literárias com recorte na literatura negra por meio da realização de círculos de leitura envolvendo a participação espontânea dos alunos, professores e gestores. Além disso a pesquisa almejou contribuir com o fortalecimento da identidade quilombola dos alunos e alunas através da identificação com a literatura negra. Conclui-se que tanto o acesso à leitura quanto a obras literárias de escritores negros e negras precisa se melhor apropriada pela escola, inclusive, com o desenvolvimento de iniciativas motivadoras da leitura, a exemplo dos círculos de leitura realizados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5812_TB2071_20062023180826.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANY MERY ALENCAR LEITE" "autor_nome_curto" => "JANY" "autor_email" => "jany.alencar@aluno.uece.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }