PROJETO LUME: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA LEITORA-ARGUMENTATIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96262 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2116 "inscrito_id" => 13707 "titulo" => "PROJETO LUME: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA LEITORA-ARGUMENTATIVA" "resumo" => "A formação de estudantes leitores tem sido desafiadora para as escolas de Ensino Fundamental e Médio, principalmente, no tocante a criticidade e análise do conhecimento apresentado. Em meio a estes desafios, já citados, vivenciamos a Pandemia da Covid-19 que contribuiu para o agravamento dos déficits de desenvolvimento das competências leitora. No bojo destas necessidades formativas, foi pensado o Projeto LUME que tem como objetivo principal a formação de leitores para a promoção de mudanças educacionais. O projeto foi desenvolvido em um primeiro momento de forma virtual tornando-se, posteriormente, híbrido e atualmente totalmente presencial em uma Escola Pública vinculada a Rede Estadual de Educação de Pernambuco localizada no Agreste pernambucano. A metodologia do projeto foi orientada pela base qualitativa, tendo as seguintes etapas: escuta discente e docente; eleição das estratégias; análise do material a ser compartilhado com os estudantes; compartilhamento do material selecionado, discussão e produções pedagógicas; análise e reflexão dos resultados obtidos por meio das intervenções propostas. Portanto, visando o desenvolvimento de diferentes competências leitoras, valorização das inteligências e estímulo à argumentação crítica, os estudantes foram orientados a realizar leituras (livros clássicos e livros do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD), além da leitura dos clássicos foram realizadas a produção de podcasts, rodas virtuais de leitura, produção de documentários, maquetes, jogos, teatros e fichamentos dos textos propostos. Os resultados indicaram o fortalecimento das aprendizagens e maturação dos vínculos, o desenvolvimento de novas habilidades, a motivação para aprender e a ampliação dos repertórios culturais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13707_TB2116_04052023174133.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE DÉBORA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "MICHELLE MOURA" "autor_email" => "michelledmoura23@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96262 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2116 "inscrito_id" => 13707 "titulo" => "PROJETO LUME: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA LEITORA-ARGUMENTATIVA" "resumo" => "A formação de estudantes leitores tem sido desafiadora para as escolas de Ensino Fundamental e Médio, principalmente, no tocante a criticidade e análise do conhecimento apresentado. Em meio a estes desafios, já citados, vivenciamos a Pandemia da Covid-19 que contribuiu para o agravamento dos déficits de desenvolvimento das competências leitora. No bojo destas necessidades formativas, foi pensado o Projeto LUME que tem como objetivo principal a formação de leitores para a promoção de mudanças educacionais. O projeto foi desenvolvido em um primeiro momento de forma virtual tornando-se, posteriormente, híbrido e atualmente totalmente presencial em uma Escola Pública vinculada a Rede Estadual de Educação de Pernambuco localizada no Agreste pernambucano. A metodologia do projeto foi orientada pela base qualitativa, tendo as seguintes etapas: escuta discente e docente; eleição das estratégias; análise do material a ser compartilhado com os estudantes; compartilhamento do material selecionado, discussão e produções pedagógicas; análise e reflexão dos resultados obtidos por meio das intervenções propostas. Portanto, visando o desenvolvimento de diferentes competências leitoras, valorização das inteligências e estímulo à argumentação crítica, os estudantes foram orientados a realizar leituras (livros clássicos e livros do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD), além da leitura dos clássicos foram realizadas a produção de podcasts, rodas virtuais de leitura, produção de documentários, maquetes, jogos, teatros e fichamentos dos textos propostos. Os resultados indicaram o fortalecimento das aprendizagens e maturação dos vínculos, o desenvolvimento de novas habilidades, a motivação para aprender e a ampliação dos repertórios culturais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13707_TB2116_04052023174133.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE DÉBORA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "MICHELLE MOURA" "autor_email" => "michelledmoura23@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }