FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E A INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA PROPAG
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99274 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6095 "inscrito_id" => 20333 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E A INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA PROPAG" "resumo" => "A formação docente é algo complexo e deve ser constituída de inúmeros fatores, dentre eles aparato teórico e prático. Quando se fala em formação na pós-graduação o cenário é ainda mais crítico que a graduação, onde se percebe, pelo menos para os licenciandos, a importância de estágios, disciplinas e programas vinculados ao magistério. Diante do cenário exposto, o objetivo deste trabalho é trazer através de um relato de experiência, as contribuições da participação em um programa que busca fomentar a formação e integração entre Pós-Graduação e Graduação (PROPAG) a partir de atividades diversas. A autora participou ao longo de um semestre atividades como instrutora do PROPAG, acompanhando semanalmente a disciplina de Instrumentalização para o Ensino de Ciências da Universidade Federal do Ceará, ministrada para alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Além disso, também houve reuniões para socialização da vivência e trocas de experiências com outras duas estudantes do PROPAG e a professora orientadora. No percurso desenvolvido pela estudante, esta pode contribuir com suas experiências docentes anteriores ao ingresso no curso de Doutorado, e assim, trazer uma realidade educacional que os estudantes de Biologia ainda não possuíam, em sua maioria, pois a disciplina é ministrada para alunos do 3° semestre da graduação. Das vivências citadas neste relato, tem-se a participação ativa da criação de projetos produzidos pelos discentes da graduação, condução de uma aula de campo que não estava no roteiro programático da disciplina, avaliação de livros didáticos e propostas educativas através de músicas. Com isso, observa-se a relevância da vivência nas atividades do PROPAG que trouxe grande integração, interação e contribuição para a formação dos estudantes tanto da graduação e pós-graduação, trazendo novas abordagens metodológicas e experiências para todos os participantes, fortalecendo a docência no ensino superior e da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20333_TB6095_15112023114611.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS BORGES MOREIRA" "autor_nome_curto" => "THAÍS BORGES" "autor_email" => "thais.ufc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99274 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6095 "inscrito_id" => 20333 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E A INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA PROPAG" "resumo" => "A formação docente é algo complexo e deve ser constituída de inúmeros fatores, dentre eles aparato teórico e prático. Quando se fala em formação na pós-graduação o cenário é ainda mais crítico que a graduação, onde se percebe, pelo menos para os licenciandos, a importância de estágios, disciplinas e programas vinculados ao magistério. Diante do cenário exposto, o objetivo deste trabalho é trazer através de um relato de experiência, as contribuições da participação em um programa que busca fomentar a formação e integração entre Pós-Graduação e Graduação (PROPAG) a partir de atividades diversas. A autora participou ao longo de um semestre atividades como instrutora do PROPAG, acompanhando semanalmente a disciplina de Instrumentalização para o Ensino de Ciências da Universidade Federal do Ceará, ministrada para alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Além disso, também houve reuniões para socialização da vivência e trocas de experiências com outras duas estudantes do PROPAG e a professora orientadora. No percurso desenvolvido pela estudante, esta pode contribuir com suas experiências docentes anteriores ao ingresso no curso de Doutorado, e assim, trazer uma realidade educacional que os estudantes de Biologia ainda não possuíam, em sua maioria, pois a disciplina é ministrada para alunos do 3° semestre da graduação. Das vivências citadas neste relato, tem-se a participação ativa da criação de projetos produzidos pelos discentes da graduação, condução de uma aula de campo que não estava no roteiro programático da disciplina, avaliação de livros didáticos e propostas educativas através de músicas. Com isso, observa-se a relevância da vivência nas atividades do PROPAG que trouxe grande integração, interação e contribuição para a formação dos estudantes tanto da graduação e pós-graduação, trazendo novas abordagens metodológicas e experiências para todos os participantes, fortalecendo a docência no ensino superior e da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20333_TB6095_15112023114611.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS BORGES MOREIRA" "autor_nome_curto" => "THAÍS BORGES" "autor_email" => "thais.ufc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }