DE BLOQUINHO EM BLOQUINHO: APLICAÇÃO DE PEÇAS DE ENCAIXE PARA REVISÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE CITOGENÉTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98406 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4978 "inscrito_id" => 1102 "titulo" => "DE BLOQUINHO EM BLOQUINHO: APLICAÇÃO DE PEÇAS DE ENCAIXE PARA REVISÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE CITOGENÉTICA" "resumo" => "A aprendizagem em Genética no Ensino Médio e Superior pode enfrentar obstáculos como a complexidade e abstração dos conteúdos, a predominância de aulas expositivas tradicionais, a presença de aspectos matemáticos e a falta de formação continuada dos professores. A utilização de metodologias didáticas lúdicas, como a gamificação, tem se mostrado uma ferramenta eficaz na construção de uma aprendizagem significativa e maior engajamento dos estudantes, estimulando a discussão e contribuindo para superar os desafios no ensino-aprendizagem dessa disciplina. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou criar uma dinâmica utilizando blocos coloridos de encaixe para consolidar conceitos como gene, alelo, cromossomos homólogos e cromátides irmãs, além de aplicar esses conhecimentos em uma problemática relacionada à poluição, hibridização e biodiversidade. A atividade foi aplicada na disciplina de genética para licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os alunos foram divididos em cinco grupos e receberam os cromossomos de um organismo fictício, em que cada cubo colorido representava um gene. Perguntas foram propostas e os pontos foram distribuídos de acordo com o tempo de resposta: 4, 3, 2, 1 e 0 pontos. Ao final de 12 perguntas, os alunos somaram seus pontos para determinar o grupo vencedor da competição. A avaliação da atividade foi realizada por meio de um formulário online anônimo. A atividade foi bem recebida e 61,2% dos alunos afirmaram que compreenderam o conteúdo teórico apenas após o jogo. A proposta de atividade lúdica com competição gerou engajamento nos grupos e, segundo a percepção dos estudantes, contribuiu para um melhor entendimento do conteúdo teórico prévio. Essa abordagem demonstrou ser uma estratégia efetiva para promover o ensino-aprendizagem em Genética, possibilitando maior compreensão e interesse pelos conceitos abordados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID1102_TB4978_19062023181525.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALD MURYELLISON OLIVEIRA DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "Ronald Gomes" "autor_email" => "ronald.muryellison@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98406 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4978 "inscrito_id" => 1102 "titulo" => "DE BLOQUINHO EM BLOQUINHO: APLICAÇÃO DE PEÇAS DE ENCAIXE PARA REVISÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE CITOGENÉTICA" "resumo" => "A aprendizagem em Genética no Ensino Médio e Superior pode enfrentar obstáculos como a complexidade e abstração dos conteúdos, a predominância de aulas expositivas tradicionais, a presença de aspectos matemáticos e a falta de formação continuada dos professores. A utilização de metodologias didáticas lúdicas, como a gamificação, tem se mostrado uma ferramenta eficaz na construção de uma aprendizagem significativa e maior engajamento dos estudantes, estimulando a discussão e contribuindo para superar os desafios no ensino-aprendizagem dessa disciplina. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou criar uma dinâmica utilizando blocos coloridos de encaixe para consolidar conceitos como gene, alelo, cromossomos homólogos e cromátides irmãs, além de aplicar esses conhecimentos em uma problemática relacionada à poluição, hibridização e biodiversidade. A atividade foi aplicada na disciplina de genética para licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os alunos foram divididos em cinco grupos e receberam os cromossomos de um organismo fictício, em que cada cubo colorido representava um gene. Perguntas foram propostas e os pontos foram distribuídos de acordo com o tempo de resposta: 4, 3, 2, 1 e 0 pontos. Ao final de 12 perguntas, os alunos somaram seus pontos para determinar o grupo vencedor da competição. A avaliação da atividade foi realizada por meio de um formulário online anônimo. A atividade foi bem recebida e 61,2% dos alunos afirmaram que compreenderam o conteúdo teórico apenas após o jogo. A proposta de atividade lúdica com competição gerou engajamento nos grupos e, segundo a percepção dos estudantes, contribuiu para um melhor entendimento do conteúdo teórico prévio. Essa abordagem demonstrou ser uma estratégia efetiva para promover o ensino-aprendizagem em Genética, possibilitando maior compreensão e interesse pelos conceitos abordados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID1102_TB4978_19062023181525.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALD MURYELLISON OLIVEIRA DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "Ronald Gomes" "autor_email" => "ronald.muryellison@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }