ESTATÍSTICA NA ESCOLA: GRÁFICOS E TABELAS, UMA FORMA DE LINGUAGEM QUE PRECISAMOS ENTENDER
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96266 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2120 "inscrito_id" => 13911 "titulo" => "ESTATÍSTICA NA ESCOLA: GRÁFICOS E TABELAS, UMA FORMA DE LINGUAGEM QUE PRECISAMOS ENTENDER" "resumo" => "Esse trabalho teve o objetivo de fornecer uma contribuição para o desenvolvimento de estratégias e ações, que possibilitasse aos alunos uma adequada análise e interpretação de gráficos e tabelas nos seu cotidiano, auxiliando-os na compreensão de questões atuais e também, oferecer aos professores dos ensinos médio e fundamental propostas de encaminhamento e sugestões de atividades. Para tanto, levou-se dois alunos bolsistas da Universidade Federal Rural do Semiárido, para as salas de aulas de uma escola estadual do Rio Grande do Norte, a fim de detectarem as maiores dificuldades dos alunos na hora de interpretarem as informações contidas em gráficos e tabelas no dia a dia. Com base nas informações colhidas elaborou-se um livro que deve servir de auxilio para os alunos e professores na explicação de cada situação relacionada a gráficos e tabelas como forma de linguagem. A relevância desse tema se dar, devido a frequentes situações onde esse modelo de linguagem matemática nos é posto. Os gráficos e tabelas estão presentes em nosso dia a dia, não apenas nas escolas, mais também, em jornais, reportagens de televisão, revistas e artigos. Uma boa leitura e interpretação desses dados nos possibilita extrair informações que podem ser usadas para conhecimento e até a solução de um problema. Desta forma, foram sintetizados conceitos básicos que possibilitaram ao aluno coletar, organizar e realizar levantamentos, comparar e analisar dados para defender ideias, bem como pesquisar e comunicar dados estatísticos das pesquisas através de tabelas e gráficos, interpretando as representações gráficas que aparecem frequentemente no dia-a-dia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13911_TB2120_04052023174724.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANE REGINA DA CUNHA DANTAS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "FABIANE" "autor_email" => "fabiane@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96266 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2120 "inscrito_id" => 13911 "titulo" => "ESTATÍSTICA NA ESCOLA: GRÁFICOS E TABELAS, UMA FORMA DE LINGUAGEM QUE PRECISAMOS ENTENDER" "resumo" => "Esse trabalho teve o objetivo de fornecer uma contribuição para o desenvolvimento de estratégias e ações, que possibilitasse aos alunos uma adequada análise e interpretação de gráficos e tabelas nos seu cotidiano, auxiliando-os na compreensão de questões atuais e também, oferecer aos professores dos ensinos médio e fundamental propostas de encaminhamento e sugestões de atividades. Para tanto, levou-se dois alunos bolsistas da Universidade Federal Rural do Semiárido, para as salas de aulas de uma escola estadual do Rio Grande do Norte, a fim de detectarem as maiores dificuldades dos alunos na hora de interpretarem as informações contidas em gráficos e tabelas no dia a dia. Com base nas informações colhidas elaborou-se um livro que deve servir de auxilio para os alunos e professores na explicação de cada situação relacionada a gráficos e tabelas como forma de linguagem. A relevância desse tema se dar, devido a frequentes situações onde esse modelo de linguagem matemática nos é posto. Os gráficos e tabelas estão presentes em nosso dia a dia, não apenas nas escolas, mais também, em jornais, reportagens de televisão, revistas e artigos. Uma boa leitura e interpretação desses dados nos possibilita extrair informações que podem ser usadas para conhecimento e até a solução de um problema. Desta forma, foram sintetizados conceitos básicos que possibilitaram ao aluno coletar, organizar e realizar levantamentos, comparar e analisar dados para defender ideias, bem como pesquisar e comunicar dados estatísticos das pesquisas através de tabelas e gráficos, interpretando as representações gráficas que aparecem frequentemente no dia-a-dia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13911_TB2120_04052023174724.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANE REGINA DA CUNHA DANTAS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "FABIANE" "autor_email" => "fabiane@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }