CONTRIBUIÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA O SURDO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96375 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2265 "inscrito_id" => 811 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA O SURDO" "resumo" => "RESUMO O interesse desta pesquisa é apresentar uma proposta de Sequência Didática para o ensino de Português Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental II. A proposta da Sequência Didática é contribuir com o ensino e aprendizado dos estudantes surdos, quanto à leitura, compreensão, interpretação e escrita desses estudantes. A Sequência Didática tem em sua proposta recursos visuais presentes, os quais auxiliam os estudantes surdos a melhorar a prática de leitura com abordagens no conhecimento vocabular, na análise linguística, na interpretação e compreensão de textos, como também na produção textual. Para tanto, utilizamos um texto do gênero notícia, o qual selecionamos uma reportagem acerca de fake news: Dupla é indiciada por espalhar fake news sobre diretora de escola em Morrinhos, que servirão de suporte para o desenvolvimento das nossas aulas. A notícia consta na página do G1: Por Michel Gomes, g1 Goiás - 28/11/2022 15h46 Atualizado há 5 meses. A proposta é constituída de oito aulas, ministradas durante oito encontros. As aulas seguem a metodologia de sequência didática com o objetivo de contribuir com o aprendizado dos estudantes surdos. Para tanto, nos aportamos nas contribuições Ferreira Brito (2001), Pereira (2011), Stokoe (1960), Dolz e Schneuwly (2004), Zabala (1998), Alves(2020), Geraldi (2016), Machado (2023), Skliar (2013), dentre outros autores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID811_TB2265_20062023204111.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO" "autor_nome_curto" => "Adilma Gomes da" "autor_email" => "adilmalibrasp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96375 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2265 "inscrito_id" => 811 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA O SURDO" "resumo" => "RESUMO O interesse desta pesquisa é apresentar uma proposta de Sequência Didática para o ensino de Português Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental II. A proposta da Sequência Didática é contribuir com o ensino e aprendizado dos estudantes surdos, quanto à leitura, compreensão, interpretação e escrita desses estudantes. A Sequência Didática tem em sua proposta recursos visuais presentes, os quais auxiliam os estudantes surdos a melhorar a prática de leitura com abordagens no conhecimento vocabular, na análise linguística, na interpretação e compreensão de textos, como também na produção textual. Para tanto, utilizamos um texto do gênero notícia, o qual selecionamos uma reportagem acerca de fake news: Dupla é indiciada por espalhar fake news sobre diretora de escola em Morrinhos, que servirão de suporte para o desenvolvimento das nossas aulas. A notícia consta na página do G1: Por Michel Gomes, g1 Goiás - 28/11/2022 15h46 Atualizado há 5 meses. A proposta é constituída de oito aulas, ministradas durante oito encontros. As aulas seguem a metodologia de sequência didática com o objetivo de contribuir com o aprendizado dos estudantes surdos. Para tanto, nos aportamos nas contribuições Ferreira Brito (2001), Pereira (2011), Stokoe (1960), Dolz e Schneuwly (2004), Zabala (1998), Alves(2020), Geraldi (2016), Machado (2023), Skliar (2013), dentre outros autores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID811_TB2265_20062023204111.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO" "autor_nome_curto" => "Adilma Gomes da" "autor_email" => "adilmalibrasp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }