RESUMO O interesse desta pesquisa é apresentar uma proposta de Sequência Didática para o ensino de Português Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental II. A proposta da Sequência Didática é contribuir com o ensino e aprendizado dos estudantes surdos, quanto à leitura, compreensão, interpretação e escrita desses estudantes. A Sequência Didática tem em sua proposta recursos visuais presentes, os quais auxiliam os estudantes surdos a melhorar a prática de leitura com abordagens no conhecimento vocabular, na análise linguística, na interpretação e compreensão de textos, como também na produção textual. Para tanto, utilizamos um texto do gênero notícia, o qual selecionamos uma reportagem acerca de fake news: Dupla é indiciada por espalhar fake news sobre diretora de escola em Morrinhos, que servirão de suporte para o desenvolvimento das nossas aulas. A notícia consta na página do G1: Por Michel Gomes, g1 Goiás - 28/11/2022 15h46 Atualizado há 5 meses. A proposta é constituída de oito aulas, ministradas durante oito encontros. As aulas seguem a metodologia de sequência didática com o objetivo de contribuir com o aprendizado dos estudantes surdos. Para tanto, nos aportamos nas contribuições Ferreira Brito (2001), Pereira (2011), Stokoe (1960), Dolz e Schneuwly (2004), Zabala (1998), Alves(2020), Geraldi (2016), Machado (2023), Skliar (2013), dentre outros autores.