O HIPERDOCUMENTO E O ENGAJAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96376 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2266 "inscrito_id" => 11744 "titulo" => "O HIPERDOCUMENTO E O ENGAJAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os professores de língua portuguesa costumam queixar-se sobre a falta de leitura de seus alunos, visto que percebem que não gostam de ler obras literárias (entenda-se “clássicos” brasileiros), ao passo que presenciamos jovens afeitos à leitura rápida da internet, que consomem informação incansavelmente. Nesse ínterim, propõe-se rever os métodos de ensino de leitura na escola, buscando aliar tecnologias a uma experiência leitora inovadora, instigadora e imersiva, a partir do uso do hiperdocumento como suporte metodológico mediador da leitura literária nas aulas de língua portuguesa, fortalecendo então a competência leitora e a autonomia no ambiente letrado. Sendo assim, este trabalho objetivou sensibilizar estudantes da 3ª série do ensino médio à leitura crítica e direcionada do romance de temática social “Os sertões”, de Euclides da Cunha. Metodologicamente, realiza-se uma breve reflexão acerca das potencialidades do hiperdocumento na sala de aula, para, em seguida, propor uma sequência didática adaptada de Cosson (2010) no suporte supracitado, buscando reconstruir sentidos e ampliando a visão de mundo por meio da literatura engajada. Dessa forma, o estudo apresenta natureza descritiva e propositiva, com abordagem qualitativa (GIL, 2002), alicerçado em material de referencial bibliográfico. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos teóricos dos eixos de Leitura e Literatura da Base Nacional Comum Curricular (2018) e em Lapuente (2018), Aronson (2007), Bolacha e Amador (2003), Cândido (1995), Denis (2002), Girotto (2010), Sousa (2010), Antunes (2003), Solé (2014), Santaella (2014), entre outros. Espera-se, assim, que a metodologia proposta potencialize a prática docente por meio de uma metodologia ativa. Com efeito, as reflexões sobre esta experiência mostraram que o uso do hiperdocumento favorece nos estudantes uma compreensão mais abrangente das funções sociais do gênero literário e das possibilidades de uso da língua, bem como sensibilizar os estudantes em problemáticas do contexto vivenciado, promovendo uma transformação pessoal e coletiva na comunidade em que vivem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11744_TB2266_19112023221216.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALLYE GALVÃO DE SOUSA DANTAS" "autor_nome_curto" => "NATHALLYE" "autor_email" => "nathallyegalvao@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96376 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2266 "inscrito_id" => 11744 "titulo" => "O HIPERDOCUMENTO E O ENGAJAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os professores de língua portuguesa costumam queixar-se sobre a falta de leitura de seus alunos, visto que percebem que não gostam de ler obras literárias (entenda-se “clássicos” brasileiros), ao passo que presenciamos jovens afeitos à leitura rápida da internet, que consomem informação incansavelmente. Nesse ínterim, propõe-se rever os métodos de ensino de leitura na escola, buscando aliar tecnologias a uma experiência leitora inovadora, instigadora e imersiva, a partir do uso do hiperdocumento como suporte metodológico mediador da leitura literária nas aulas de língua portuguesa, fortalecendo então a competência leitora e a autonomia no ambiente letrado. Sendo assim, este trabalho objetivou sensibilizar estudantes da 3ª série do ensino médio à leitura crítica e direcionada do romance de temática social “Os sertões”, de Euclides da Cunha. Metodologicamente, realiza-se uma breve reflexão acerca das potencialidades do hiperdocumento na sala de aula, para, em seguida, propor uma sequência didática adaptada de Cosson (2010) no suporte supracitado, buscando reconstruir sentidos e ampliando a visão de mundo por meio da literatura engajada. Dessa forma, o estudo apresenta natureza descritiva e propositiva, com abordagem qualitativa (GIL, 2002), alicerçado em material de referencial bibliográfico. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos teóricos dos eixos de Leitura e Literatura da Base Nacional Comum Curricular (2018) e em Lapuente (2018), Aronson (2007), Bolacha e Amador (2003), Cândido (1995), Denis (2002), Girotto (2010), Sousa (2010), Antunes (2003), Solé (2014), Santaella (2014), entre outros. Espera-se, assim, que a metodologia proposta potencialize a prática docente por meio de uma metodologia ativa. Com efeito, as reflexões sobre esta experiência mostraram que o uso do hiperdocumento favorece nos estudantes uma compreensão mais abrangente das funções sociais do gênero literário e das possibilidades de uso da língua, bem como sensibilizar os estudantes em problemáticas do contexto vivenciado, promovendo uma transformação pessoal e coletiva na comunidade em que vivem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11744_TB2266_19112023221216.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALLYE GALVÃO DE SOUSA DANTAS" "autor_nome_curto" => "NATHALLYE" "autor_email" => "nathallyegalvao@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }