OS PROCESSOS MIGRATÓRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96389 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2288 "inscrito_id" => 12345 "titulo" => "OS PROCESSOS MIGRATÓRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo apresenta o ensino do conceito de migração e os processos subsequentes deste para alunos do 5° Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental da região metropolitana de Belém (RMB), durante o Estágio supervisionado II do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará e analisou-se as perspectivas dos alunos em relação aos processos migratórios por meio da abordagem interdisciplinar de contextos regionais. O trabalho tem o objetivo de apresentar e compreender que a migração é o deslocamento de pessoas nos lugares e que esse processo ocorre a partir de diferentes motivações, buscou-se gerar discussões e reflexões acerca da dinâmica populacional e situação socioeconômica nas perspectivas regional e nacional. A metodologia ocorreu através da coleta de dados e pesquisou-se sobre as origens dos alunos e seus parentes, esclarecendo conceitos a partir de eventos cotidianos, caracterizando os tipos de migração, fatores de repulsão e atração e explorou-se a musicalidade (Encontros e Despedidas de Milton Nascimento) como recurso audiovisual. Levou-se em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. (AUSEBEL 1980) Em seguida, aplicou-se um exercício interacional em grupos, utilizando-se da representação gráfica para a fixação do tema proposto, como Cazorla (2002) argumenta, que os gráficos são sem dúvida, a forma mais efetiva de descrever, explorar e resumir um conjunto de dados. Resultou-se em um momento de compartilhamento dos produtos em sala de aula e observou-se a essência do processo de aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12345_TB2288_10122023143113.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WYLLER DE OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "WYLLER BARBOSA" "autor_email" => "wyller.barbosa9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96389 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2288 "inscrito_id" => 12345 "titulo" => "OS PROCESSOS MIGRATÓRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo apresenta o ensino do conceito de migração e os processos subsequentes deste para alunos do 5° Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental da região metropolitana de Belém (RMB), durante o Estágio supervisionado II do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará e analisou-se as perspectivas dos alunos em relação aos processos migratórios por meio da abordagem interdisciplinar de contextos regionais. O trabalho tem o objetivo de apresentar e compreender que a migração é o deslocamento de pessoas nos lugares e que esse processo ocorre a partir de diferentes motivações, buscou-se gerar discussões e reflexões acerca da dinâmica populacional e situação socioeconômica nas perspectivas regional e nacional. A metodologia ocorreu através da coleta de dados e pesquisou-se sobre as origens dos alunos e seus parentes, esclarecendo conceitos a partir de eventos cotidianos, caracterizando os tipos de migração, fatores de repulsão e atração e explorou-se a musicalidade (Encontros e Despedidas de Milton Nascimento) como recurso audiovisual. Levou-se em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. (AUSEBEL 1980) Em seguida, aplicou-se um exercício interacional em grupos, utilizando-se da representação gráfica para a fixação do tema proposto, como Cazorla (2002) argumenta, que os gráficos são sem dúvida, a forma mais efetiva de descrever, explorar e resumir um conjunto de dados. Resultou-se em um momento de compartilhamento dos produtos em sala de aula e observou-se a essência do processo de aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12345_TB2288_10122023143113.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WYLLER DE OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "WYLLER BARBOSA" "autor_email" => "wyller.barbosa9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }