Um dos temas mais discutidos em sala de aula, é sobre os problemas de aprendizagem ligados às ciências exatas, principalmente referentes aos conteúdos de Geometria, abordados na disciplina de Matemática durante o Ensino Médio. Isto toma uma proporção muito maior decorrente do fato de muitos estudantes não se identificarem com a área, seja por causa da dificuldade já trazida de séries anteriores ou pelas aulas serem muito monótonas e pouco interativas. Esta realidade se faz presente principalmente em escolas públicas por motivos diversos, como: a falta de material, professores que não estão aptos, ou a não aplicação destes conceitos de forma coerente. Neste artigo serão apresentadas formas de como trabalhar a capacidade da compreensão em Geometria com os estudantes do ensino médio, fazendo uso de tecnologia com a plataforma GEOGEBRA, como também associar campo o tridimensional com materiais concretos possibilitando o trabalho até para realidades aonde a tecnologia não chega com facilidade. A proposta facilita a melhora na interação entre os estudantes em sala de aula, para aumentar o rendimento na resolução de problemas com tais conceitos. Tem-se como ponto de partida a pesquisa usada experimentalmente, onde foram feitas perguntas para estudantes do ensino médio e seus resultados foram usados como direcionamento para a elaboração e desenvolvimento de uma proposta metodológica mais eficaz. Contudo, esse processo, futuramente pode resultar num melhor entendimento dos estudantes que propiciará em uma relação interativa entre os envolvidos em sala, tornando o trabalho com a disciplina de Geometria mais leve e dinâmico.