EXPERIENCIANDO AS PRÁTICAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA LICEU DE ACOPIARA DEP. FRANCISCO ALVES SOBRINHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96456 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2379 "inscrito_id" => 13214 "titulo" => "EXPERIENCIANDO AS PRÁTICAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA LICEU DE ACOPIARA DEP. FRANCISCO ALVES SOBRINHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho se caracteriza como um relato de experiência de uma atividade desenvolvida através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concebido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Iguatu, no curso de Licenciatura em Geografia. O programa visa a aproximação entre as universidades e as escolas públicas de Educação Básica, além de proporcionar aos discentes de Nível Superior uma vivência do cotidiano do chão da escola, que contribua no processo formativo do licenciando. Desse modo, o texto aqui apresentado objetiva relatar as experiências vivenciadas durante o período de fevereiro a maio de 2023, por meio de uma atividade desenvolvida em cinco turmas de 1º ano do ensino médio. A metodologia utilizada se qualificou em uma abordagem descritiva de uma dinâmica com Quiz, que se constituiu em uma gincana de perguntas e respostas realizada em grupos. Como resultados observados, destaca-se que a prática de metodologias alternativas contribui com a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos, promovendo uma educação que se distancia do ensino tradicional. Por fim, conclui-se que as práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula evidenciaram a importância do PIBID para a formação da identidade docente e do processo de aprendizagem dos estudantes da escola parceira do programa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582f8a692576_20122023112230.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-20 11:22:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA GONÇALVES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "REBECA" "autor_email" => "rebeca.goncalves.vieira08" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96456 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2379 "inscrito_id" => 13214 "titulo" => "EXPERIENCIANDO AS PRÁTICAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA LICEU DE ACOPIARA DEP. FRANCISCO ALVES SOBRINHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho se caracteriza como um relato de experiência de uma atividade desenvolvida através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concebido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Iguatu, no curso de Licenciatura em Geografia. O programa visa a aproximação entre as universidades e as escolas públicas de Educação Básica, além de proporcionar aos discentes de Nível Superior uma vivência do cotidiano do chão da escola, que contribua no processo formativo do licenciando. Desse modo, o texto aqui apresentado objetiva relatar as experiências vivenciadas durante o período de fevereiro a maio de 2023, por meio de uma atividade desenvolvida em cinco turmas de 1º ano do ensino médio. A metodologia utilizada se qualificou em uma abordagem descritiva de uma dinâmica com Quiz, que se constituiu em uma gincana de perguntas e respostas realizada em grupos. Como resultados observados, destaca-se que a prática de metodologias alternativas contribui com a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos, promovendo uma educação que se distancia do ensino tradicional. Por fim, conclui-se que as práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula evidenciaram a importância do PIBID para a formação da identidade docente e do processo de aprendizagem dos estudantes da escola parceira do programa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582f8a692576_20122023112230.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-20 11:22:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA GONÇALVES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "REBECA" "autor_email" => "rebeca.goncalves.vieira08" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }