ESTUDO SOBRE BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96480 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2416 "inscrito_id" => 13193 "titulo" => "ESTUDO SOBRE BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS" "resumo" => "Os biomas brasileiros constituem o capital natural ideal para sustentabilidade, pois oferecem serviços ecossistêmicos imprescindíveis ao equilíbrio ambiental e à manutenção das vidas. Contudo, têm seu potencial ameaçado, historicamente, pelos impactos das ações antrópicas, geradoras de degradações irreparáveis ao planeta. O conhecimento sobre as causas e consequências das degradações nestes ambientes é fundamental para a compreensão dos aspectos que envolvem este problema e para tomada de decisões. Estudos e processos educativos são essenciais ao cuidado com o local e o global para a sua conservação. Este trabalho buscou promover a criticidade científica e ambiental dos estudantes acerca dos impactos antrópicos sobre os biomas. Foi executado no ensino fundamental da rede pública de ensino, em João Pessoa-PB. As atividades foram mediadas por metodologias ativas envolvendo oficina pedagógica, sala de aula invertida, jogos, debates e discussões, estimulando o protagonismo dos estudantes, numa perspectiva de ensino investigativo. Foram produzidos cartazes e aplicado um jogo de perguntas e respostas utilizando a plataforma Kahoot, analisando a aprendizagem dos estudantes frente às temáticas abordadas. Os temas foram trabalhados com base na Agenda 2030 e nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): "educação de qualidade" (ODS-4); "ação contra a mudança global do clima" (ODS-13); “vida na água” (ODS-14) e "vida terrestre" (ODS-15). Os resultados alcançados foram positivos, visto que foi observado trabalho em equipe, protagonismo, autonomia e participação ativa dos alunos durante as atividades. O processo de aprendizagem ativa desenvolvido contribuiu com o rompimento de práticas tradicionais de ensino como também favoreceu reflexões pertinentes sobre o cuidado local e global para com os biomas, que não se restringiu somente aos alunos em sala, mas que foram disseminadas de modo a permear o ciclo familiar e social destes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13193_TB2416_20112023180443.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA BERNARDO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.bernardo@academico" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96480 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2416 "inscrito_id" => 13193 "titulo" => "ESTUDO SOBRE BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS" "resumo" => "Os biomas brasileiros constituem o capital natural ideal para sustentabilidade, pois oferecem serviços ecossistêmicos imprescindíveis ao equilíbrio ambiental e à manutenção das vidas. Contudo, têm seu potencial ameaçado, historicamente, pelos impactos das ações antrópicas, geradoras de degradações irreparáveis ao planeta. O conhecimento sobre as causas e consequências das degradações nestes ambientes é fundamental para a compreensão dos aspectos que envolvem este problema e para tomada de decisões. Estudos e processos educativos são essenciais ao cuidado com o local e o global para a sua conservação. Este trabalho buscou promover a criticidade científica e ambiental dos estudantes acerca dos impactos antrópicos sobre os biomas. Foi executado no ensino fundamental da rede pública de ensino, em João Pessoa-PB. As atividades foram mediadas por metodologias ativas envolvendo oficina pedagógica, sala de aula invertida, jogos, debates e discussões, estimulando o protagonismo dos estudantes, numa perspectiva de ensino investigativo. Foram produzidos cartazes e aplicado um jogo de perguntas e respostas utilizando a plataforma Kahoot, analisando a aprendizagem dos estudantes frente às temáticas abordadas. Os temas foram trabalhados com base na Agenda 2030 e nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): "educação de qualidade" (ODS-4); "ação contra a mudança global do clima" (ODS-13); “vida na água” (ODS-14) e "vida terrestre" (ODS-15). Os resultados alcançados foram positivos, visto que foi observado trabalho em equipe, protagonismo, autonomia e participação ativa dos alunos durante as atividades. O processo de aprendizagem ativa desenvolvido contribuiu com o rompimento de práticas tradicionais de ensino como também favoreceu reflexões pertinentes sobre o cuidado local e global para com os biomas, que não se restringiu somente aos alunos em sala, mas que foram disseminadas de modo a permear o ciclo familiar e social destes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13193_TB2416_20112023180443.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA BERNARDO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.bernardo@academico" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }