A LUDICIDADE COMO ESPAÇO DE FALA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96519 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2476 "inscrito_id" => 5052 "titulo" => "A LUDICIDADE COMO ESPAÇO DE FALA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este artigo apresenta o lúdico como um elemento de fundamental importância para o desenvolvimento da oralidade infantil. Assim, ressaltamos a importância da ludicidade, da manipulação dos objetos, da relação que a criança constrói a partir das interações, das experiências vivenciadas através da cultura e da relação com o meio e com as pessoas que convive. Nesse sentido, é preciso permitir o espaço para a criança, por meio das interações, vivenciar e significar a sua experiência, proporcionando situações em que exista o incentivo à oralidade. Diante desse contexto, é nosso interesse fazer uma discussão acerca da ludicidade na educação, objetivando compreender como a ludicidade presente em práticas escolares ajuda a desenvolver a oralidade em crianças em fase de aquisição de linguagem. Para facilitar a nossa compreensão, discutiremos os termos linguagem, ludicidade, brincadeira, jogo e brinquedo, a partir de autores que são referência nas áreas. A pesquisa foi realizada com crianças na faixa de 2 a 3 anos de idade, matriculadas na Educação Infantil de uma escola na cidade de João Pessoa/PB. Os momentos lúdicos vivenciados no contexto escolar, foram gravados e as cenas foram posteriormente transcritas e analisadas através do software Eudico Linguistic Annotator – ELAN. Após análise ficou evidente que quando brinca, a criança incorpora a experiência social e cultural a partir das relações que estabelece com as outras pessoas, experimenta a língua numa constante ação sobre a própria experiência recriada, favorecendo assim o desenvolvimento da fala." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5052_TB2476_03102023211943.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA DUTRA ESCARIÃO" "autor_nome_curto" => "AndréiaEscarião" "autor_email" => "aescariao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96519 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2476 "inscrito_id" => 5052 "titulo" => "A LUDICIDADE COMO ESPAÇO DE FALA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este artigo apresenta o lúdico como um elemento de fundamental importância para o desenvolvimento da oralidade infantil. Assim, ressaltamos a importância da ludicidade, da manipulação dos objetos, da relação que a criança constrói a partir das interações, das experiências vivenciadas através da cultura e da relação com o meio e com as pessoas que convive. Nesse sentido, é preciso permitir o espaço para a criança, por meio das interações, vivenciar e significar a sua experiência, proporcionando situações em que exista o incentivo à oralidade. Diante desse contexto, é nosso interesse fazer uma discussão acerca da ludicidade na educação, objetivando compreender como a ludicidade presente em práticas escolares ajuda a desenvolver a oralidade em crianças em fase de aquisição de linguagem. Para facilitar a nossa compreensão, discutiremos os termos linguagem, ludicidade, brincadeira, jogo e brinquedo, a partir de autores que são referência nas áreas. A pesquisa foi realizada com crianças na faixa de 2 a 3 anos de idade, matriculadas na Educação Infantil de uma escola na cidade de João Pessoa/PB. Os momentos lúdicos vivenciados no contexto escolar, foram gravados e as cenas foram posteriormente transcritas e analisadas através do software Eudico Linguistic Annotator – ELAN. Após análise ficou evidente que quando brinca, a criança incorpora a experiência social e cultural a partir das relações que estabelece com as outras pessoas, experimenta a língua numa constante ação sobre a própria experiência recriada, favorecendo assim o desenvolvimento da fala." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5052_TB2476_03102023211943.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA DUTRA ESCARIÃO" "autor_nome_curto" => "AndréiaEscarião" "autor_email" => "aescariao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }