ALÉM DE PALAVRAS E IMAGENS: VERSOS QUE EVOCAM À ANCESTRALIDADE INDÍGENA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96580 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2558 "inscrito_id" => 13229 "titulo" => "ALÉM DE PALAVRAS E IMAGENS: VERSOS QUE EVOCAM À ANCESTRALIDADE INDÍGENA" "resumo" => "A literatura é um instrumento de humanização, cuja maior contribuição reside na capacidade de convidar os leitores para o campo da significação do mundo, no entanto, sem deixá-lo de descobrir incertezas e equívocos dos discursos que o permeiam na sociedade e na vida. Sendo assim, a literatura de autores contemporâneos indígenas se estabelece como contradiscurso de séculos de silenciamento e exclusão, convocando seus leitores a repensar o lugar dado ao “índio” na literatura brasileira e na sociedade. O incentivo à leitura de textos literários indígenas desafia professores e alunos a entender, debater e interpretar as especificidades dos povos originários. Com isso, o gênero lírico de autoria indígena possui a expressão de um estado emocional forte, posicionando o eu lírico diante dos mistérios da vida e na construção de uma voz singular. Partindo desta premissa, o presente trabalho sugere uma abordagem pedagógica que sirva de introdução ao ensino da poesia de autoria indígena em sala de aula. Como roteiro proposto tentamos aliar o diálogo entre a leitura de poemas e o grafismo indígena. Destarte, nos propusemos a leitura dos poemas Fora do Tempo (2016), de Renata Tupinambá, e Tempo Quebrado (1997), de Kanátyo Pataxó. Utilizaremos como arcabouço teórico os estudos sobre a autoria indígena de Janice Thiél (2012), Graça Graúna (2013) e Santos (2017)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13229_TB2558_20112023205537.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILDO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "IVANILDO" "autor_email" => "iviblackcat3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96580 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2558 "inscrito_id" => 13229 "titulo" => "ALÉM DE PALAVRAS E IMAGENS: VERSOS QUE EVOCAM À ANCESTRALIDADE INDÍGENA" "resumo" => "A literatura é um instrumento de humanização, cuja maior contribuição reside na capacidade de convidar os leitores para o campo da significação do mundo, no entanto, sem deixá-lo de descobrir incertezas e equívocos dos discursos que o permeiam na sociedade e na vida. Sendo assim, a literatura de autores contemporâneos indígenas se estabelece como contradiscurso de séculos de silenciamento e exclusão, convocando seus leitores a repensar o lugar dado ao “índio” na literatura brasileira e na sociedade. O incentivo à leitura de textos literários indígenas desafia professores e alunos a entender, debater e interpretar as especificidades dos povos originários. Com isso, o gênero lírico de autoria indígena possui a expressão de um estado emocional forte, posicionando o eu lírico diante dos mistérios da vida e na construção de uma voz singular. Partindo desta premissa, o presente trabalho sugere uma abordagem pedagógica que sirva de introdução ao ensino da poesia de autoria indígena em sala de aula. Como roteiro proposto tentamos aliar o diálogo entre a leitura de poemas e o grafismo indígena. Destarte, nos propusemos a leitura dos poemas Fora do Tempo (2016), de Renata Tupinambá, e Tempo Quebrado (1997), de Kanátyo Pataxó. Utilizaremos como arcabouço teórico os estudos sobre a autoria indígena de Janice Thiél (2012), Graça Graúna (2013) e Santos (2017)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13229_TB2558_20112023205537.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILDO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "IVANILDO" "autor_email" => "iviblackcat3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }