EDUCAR PELA PESQUISA E A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESTADO DA ARTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99327 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6162 "inscrito_id" => 13264 "titulo" => "EDUCAR PELA PESQUISA E A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESTADO DA ARTE" "resumo" => "A educação profissional e tecnológica não deve ser entendida como uma modalidade desconectada socialmente, inflexível, vinculada apenas ao modelo de mercado. Deve ser capaz de proporcionar uma formação com base científica que promova a possibilidade de construção de habilidades cognitivas, socioafetivas e psicomotoras, a fim de proporcionar a formação de indivíduos comprometidos com o exercício da cidadania, com a construção sólida e solidária do conhecimento científico e tecnológico em contextos de relevância social. Este estudo tem por objetivo de delinear o estudo da arte da temática do Educar pela Pesquisa e da Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino Médio Integrado, com base na análise de trabalhos científicos disponíveis em plataformas de buscas que reúnem produções acadêmicas. Essa investigação compõe o projeto de pesquisa da dissertação de mestrado intitulada “Sentidos do Educar pela Pesquisa no Ensino Médio Integrado: Narrativas de docentes de uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional. Para o levantamento das referências trabalhamos com o arranjo dos descritores: Perspectiva Ciência,Tecnologia e Sociedade, Currículo, Educar pela pesquisa e Ensino médio integrado. As plataformas de buscas foram Google Acadêmico, Catálogo de Teses & Dissertações da Capes e Portal de Periódicos da Capes, com um recorte temporal de 2012 a 2022. Foram recuperadas 90 produções acadêmicas e, com base em critérios pré-estabelecidos, foram selecionados 8 trabalhos que elucidam acerca dos conceitos e aproximações que relacionam a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e o Educar pela pesquisa como princípio educativo no ensino médio integrado. As produções abordam possibilidades de inserção da CTS e da educação pela pesquisa na prática curricular da escola como caminhos para emancipação do estudante. Essas Percepções contribuíram na construção do campo teórico deste projeto. É um estudo promissor para educação profissional e tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13264_TB6162_20112023220159.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS JULIANO GOUVEIA" "autor_nome_curto" => "MARCOS JULIANO" "autor_email" => "marcosjuliano@barreiros.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99327 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6162 "inscrito_id" => 13264 "titulo" => "EDUCAR PELA PESQUISA E A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESTADO DA ARTE" "resumo" => "A educação profissional e tecnológica não deve ser entendida como uma modalidade desconectada socialmente, inflexível, vinculada apenas ao modelo de mercado. Deve ser capaz de proporcionar uma formação com base científica que promova a possibilidade de construção de habilidades cognitivas, socioafetivas e psicomotoras, a fim de proporcionar a formação de indivíduos comprometidos com o exercício da cidadania, com a construção sólida e solidária do conhecimento científico e tecnológico em contextos de relevância social. Este estudo tem por objetivo de delinear o estudo da arte da temática do Educar pela Pesquisa e da Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino Médio Integrado, com base na análise de trabalhos científicos disponíveis em plataformas de buscas que reúnem produções acadêmicas. Essa investigação compõe o projeto de pesquisa da dissertação de mestrado intitulada “Sentidos do Educar pela Pesquisa no Ensino Médio Integrado: Narrativas de docentes de uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional. Para o levantamento das referências trabalhamos com o arranjo dos descritores: Perspectiva Ciência,Tecnologia e Sociedade, Currículo, Educar pela pesquisa e Ensino médio integrado. As plataformas de buscas foram Google Acadêmico, Catálogo de Teses & Dissertações da Capes e Portal de Periódicos da Capes, com um recorte temporal de 2012 a 2022. Foram recuperadas 90 produções acadêmicas e, com base em critérios pré-estabelecidos, foram selecionados 8 trabalhos que elucidam acerca dos conceitos e aproximações que relacionam a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e o Educar pela pesquisa como princípio educativo no ensino médio integrado. As produções abordam possibilidades de inserção da CTS e da educação pela pesquisa na prática curricular da escola como caminhos para emancipação do estudante. Essas Percepções contribuíram na construção do campo teórico deste projeto. É um estudo promissor para educação profissional e tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13264_TB6162_20112023220159.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS JULIANO GOUVEIA" "autor_nome_curto" => "MARCOS JULIANO" "autor_email" => "marcosjuliano@barreiros.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }