PSIVERSO, DIÁLOGOS E SABERES: O PODCAST COMO FERRAMENTA INOVADORA DOS ESTUDOS PSICOLÓGICOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96664 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2672 "inscrito_id" => 407 "titulo" => "PSIVERSO, DIÁLOGOS E SABERES: O PODCAST COMO FERRAMENTA INOVADORA DOS ESTUDOS PSICOLÓGICOS" "resumo" => "Este relato de experiência é composto por reflexões sobre as vivências na criação e produção do Podcast Psiverso, o qual foi pensado por estudantes de Psicologia da UFPE, enquanto vetor de democratização do conhecimento, possibilitando uma horizontalidade no que concerne à circulação e acessibilidade de estudos psicológicos e das experiências cotidianas dos participantes. O projeto contou com revisão bibliográfica, elaboração de roteiros didáticos, gravação, edição, equipe de marketing e reuniões de equipe. Além disso, foram diversas as temáticas abordadas nos episódios, voltados, sobretudo, aos estudantes universitários dos cursos de saúde e demais interessados, no qual se adotava o diálogo construído entre os integrantes e a presença de psicólogas de diferentes campos de atuação. Com isso, os episódios foram publicados em plataformas virtuais de distribuição, como Spotify e Youtube. Dessa maneira, para o presente trabalho, busca-se compreender o papel do podcast Psiverso enquanto ferramenta pedagógica e tecnológica utilizada para desmistificar e romper paradigmas acerca da atuação inter e multidisciplinar do profissional de Psicologia, além de abordar assuntos relevantes na atualidade, tais como: o suicídio entre jovens brasileiros, possíveis práticas de autocuidado no cotidiano, a relevância do Janeiro Branco e o cenário de adoecimento psíquico e físico de estudantes em virtude da sobrecarga e autocobranças demasiadas. Dito isso, debruçou-se sobre a literatura acadêmica a respeito de áreas como Psicologia e Comunicação a fim de abarcar a influência das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC's) quando amparados cientificamente, no alcance ambiente virtual pelos ouvintes e na versatilidade dos conteúdos, fortalecendo o uso do podcast como ferramenta educacional. Com isso, foi possível observar não somente a qualidade dos estudos expostos pelos episódios, mas também o fortalecimento de um espaço virtual seguro no que tange a discussão e ressignificações de temáticas tabus referentes à saúde mental e qualidade de vida dos estudantes universitários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID407_TB2672_08052023175611.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA DE CASTRO TEIXEIRA BUENO" "autor_nome_curto" => "LUANA BUENO" "autor_email" => "luana10.bueno@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96664 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2672 "inscrito_id" => 407 "titulo" => "PSIVERSO, DIÁLOGOS E SABERES: O PODCAST COMO FERRAMENTA INOVADORA DOS ESTUDOS PSICOLÓGICOS" "resumo" => "Este relato de experiência é composto por reflexões sobre as vivências na criação e produção do Podcast Psiverso, o qual foi pensado por estudantes de Psicologia da UFPE, enquanto vetor de democratização do conhecimento, possibilitando uma horizontalidade no que concerne à circulação e acessibilidade de estudos psicológicos e das experiências cotidianas dos participantes. O projeto contou com revisão bibliográfica, elaboração de roteiros didáticos, gravação, edição, equipe de marketing e reuniões de equipe. Além disso, foram diversas as temáticas abordadas nos episódios, voltados, sobretudo, aos estudantes universitários dos cursos de saúde e demais interessados, no qual se adotava o diálogo construído entre os integrantes e a presença de psicólogas de diferentes campos de atuação. Com isso, os episódios foram publicados em plataformas virtuais de distribuição, como Spotify e Youtube. Dessa maneira, para o presente trabalho, busca-se compreender o papel do podcast Psiverso enquanto ferramenta pedagógica e tecnológica utilizada para desmistificar e romper paradigmas acerca da atuação inter e multidisciplinar do profissional de Psicologia, além de abordar assuntos relevantes na atualidade, tais como: o suicídio entre jovens brasileiros, possíveis práticas de autocuidado no cotidiano, a relevância do Janeiro Branco e o cenário de adoecimento psíquico e físico de estudantes em virtude da sobrecarga e autocobranças demasiadas. Dito isso, debruçou-se sobre a literatura acadêmica a respeito de áreas como Psicologia e Comunicação a fim de abarcar a influência das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC's) quando amparados cientificamente, no alcance ambiente virtual pelos ouvintes e na versatilidade dos conteúdos, fortalecendo o uso do podcast como ferramenta educacional. Com isso, foi possível observar não somente a qualidade dos estudos expostos pelos episódios, mas também o fortalecimento de um espaço virtual seguro no que tange a discussão e ressignificações de temáticas tabus referentes à saúde mental e qualidade de vida dos estudantes universitários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID407_TB2672_08052023175611.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA DE CASTRO TEIXEIRA BUENO" "autor_nome_curto" => "LUANA BUENO" "autor_email" => "luana10.bueno@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }